A Sony pretende expandir as marcas do PlayStation para jogos em celulares e criar experiências “mais sociais” nos próximos anos, como parte de um plano para atingir um público muito maior.

Falando durante uma reunião de estratégia corporativa na terça-feira, o CEO Kenichiro Yoshida disse que a empresa enxerga as áreas de serviços, celular/mobile e sociais como “cruciais” para expandir o público do PlayStation. As iniciativas visando essa expansão já foram iniciadas com a criação de um estúdio de cinema que irá explorar as marcas do PlayStation e um investimento na plataforma de mensagens Discord.

Na mesma reunião, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, deu detalhes sobre como será este plano para expandir o alcance da marca PlayStation.

“Desde o primeiro PlayStation, focamos no desenvolvimento de uma plataforma que permite aos criadores compartilhar sua visão com milhões de pessoas”, disse ele. “Nossos parceiros terceirizados e nossos estúdios originais usaram nosso local para desenvolver novos mundos, novos personagens icônicos e histórias magistralmente elaboradas que conectam o mundo por meio de experiências de entretenimento compartilhadas”.

“Além disso, continuaremos a fortalecer a experiência de nossa comunidade por meio da colaboração com parceiros e em todo o Grupo Sony. Como Yoshida mencionou anteriormente, uma colaboração especialmente digna de nota é em nosso trabalho contínuo com a Sony Pictures para adaptar as marcas de jogo para entretenimento de cinema e TV com 10 projetos atualmente em vários estágios de desenvolvimento”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Outra área importante é a convergência do Social e do Entretenimento, que está tornando a comunicação um componente cada vez mais crítico do entretenimento. Nosso investimento na Discord é outro exemplo da convergência do social e do entretenimento; a recepção dos fãs a esta notícia tem sido positiva, indicando um desejo de expandir os aspectos sociais dos jogos”.

Os jogos para celulares serão outro pilar dessa estratégia e no mês passado, um anúncio de emprego sugeria que a empresa havia estabelecido uma nova unidade de negócios exatamente para esse fim.

“O conteúdo desenvolvido pela PlayStation Studios nos últimos 25 anos criou uma riqueza de marcas e forneceu ao PlayStation experiências imersivas que evocam emoções e levam os jogadores a uma jornada”, disse Ryan.

“Estivemos pensando em como os jogadores desfrutam de nosso conteúdo e obtivemos algum sucesso inicial ao experimentar jogos e aplicativos móveis para oferecer mais opções aos jogadores. O celular é apenas uma das áreas que estamos explorando para alcançar milhões de jogadores além de nossas plataformas”.

“Estamos explorando o mercado móvel com algumas franquias maravilhosas do PlayStation, portanto, fique ligado”, completou o CEO da SIE.

O mercado de jogos para celulares é mais que o dobro daquele dos consoles. Rivais da Sony, como a Microsoft e Nintendo, já exploram este setor com jogos feitos sob medida ou, no caso do Xbox, tecnologia que permite rodar jogos do Xbox em aparelhos Android por streaming.