A Sony lançou uma nova atualização de sistema do PS5 e PS4, trazendo alguns novos recursos e melhorias na interface de usuário. Mas uma novidade mais importante foi prometida para os próximos meses: a introdução da taxa de atualização variável (VRR) para PS5 em TVs compatíveis com HDMI 2.1 e monitores de PC.

A atualização de hoje traz novas funcionalidades como a possibilidade de criar ou entrar em parties abertas ou fechadas nos consoles PS5 e PS4, aprimoramentos de UI ao Game Base e aos cards de Troféu do PS5, além de recursos de acessibilidade como áudio mono para fones de ouvido.

A verdadeira notícia de hoje é a confirmação do suporte à taxa de atualização variável (VRR) nos próximos meses. Esse recurso conhecido pelos jogadores de PC e Xbox que está faltando no console da Sony desde o lançamento sincroniza dinamicamente a taxa de atualização do jogo entre o console e a tela para produzir uma imagem mais suave e sem “rasgos”, desde que você possua uma TV compatível com HDMI 2.1.

“A jogabilidade em muitos títulos do PS5 é mais suave à medida que as cenas são renderizadas instantaneamente, os gráficos parecem mais nítidos e o atraso de sinal é reduzido. Os jogos do PS5 lançados anteriormente podem ser totalmente otimizados para VRR por meio de um patch de jogo, e os próximos jogos podem incluir suporte a VRR logo no lançamento”, comentou a Sony.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Como opção adicional, você também pode optar por aplicar a VRR aos jogos do PS5 que não são compatíveis. Esse recurso pode aprimorar a qualidade de vídeo para alguns jogos. Se isso causar efeitos visuais inesperados, você pode desativar a opção a qualquer momento. Tanto a VRR quanto essa segunda opção podem ser ativadas ou desativadas”.