A Sony e a chinesa Tencent estão comprando 30% da FromSoftware, a produtora japonesa de Elden Ring e Dark Souls.

A Kadokawa Corporation, empresa controladora da FromSoftware, anunciou que novas ações serão emitidas para a Sixjoy Hong Kong (uma subsidiária da Tencent) e Sony Interactive Entertainment.

De acordo com o grupo, a Sixjoy/Tencent comprou uma fatia da FromSoftware um pouco maior, 16,25%, e a Sony será dona de 14,09%, com a Kadokawa continuando a deter os 69,66% restantes.

A Kadokawa explica que “reconhece o aprimoramento das capacidades para a criação, desenvolvimento e implantação de IP de jogos como uma das maiores prioridades do Grupo”. Como tal, decidiu permitir que a FromSoftware captasse investimento de terceiros, a fim de obter capital para desenvolver seus planos de publicar seus próprios jogos globalmente.

A notícia, portanto, é boa para o público do PlayStation, uma vez que ao se tornar uma das principais acionistas da FromSoftware, a Sony passa a ter mais poder para influenciar os rumos da produtora e negociar possíveis vantagens para suas plataformas. A maior prejudicada a princípio é a Bandai Namco, que perde relevância à medida em que a FromSoftware ganha a capacidade de se tornar editora global de seus futuros lançamentos.

“Através da implementação da aquisição de fundos, a FromSoftware terá como objetivo investir proativamente no desenvolvimento de propriedades (IP) de jogos mais poderosas para fortalecer as capacidades de desenvolvimento da FromSoftware e procurará estabelecer uma estrutura que permita a expansão do escopo de sua própria publicação no mercado significativamente crescente mercado global”, afirmou o grupo Kadokawa.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A FromSoftware geralmente publica seus próprios jogos no Japão, mas em outras regiões eles são gerenciados por outras editoras. Sekiro foi publicado pela Activision, por exemplo, enquanto os jogos Elden Ring e Dark Souls foram lançados pela Bandai Namco.

Na semana passada, o COO da Bandai Namco Europe, Arnaud Muller, comentou que a empresa estava trabalhando nos bastidores para proteger IPs e parcerias com desenvolvedores na tentativa de se proteger do impacto da consolidação da indústria, aparentemente já ciente da investida da Sony e Tencent.