A Sony divulgou um novo comercial do PlayStation 5 que destaca o SSD de altíssima velocidade do console e o sistema de áudio Tempest 3D AudioTech. O vídeo, intitulado “Imersão de tirar o fôlego”, foi acompanhado de comentários de vários produtores sobre como eles pretendem aproveitar a tecnologia do PS5.

Sobre o SSD, os desenvolvedores destacaram no blog oficial do PlayStation que a tecnologia permitirá mundos abertos sem limite e uma revisão da noção de “fases”.

“Além do tempo de carregamento quase instantâneo e o deslocamento rápido no jogo, o SSD e sua velocidade nos permite rapidamente carregar e mostrar imagens mais detalhadas. Isso deve fazer com que a cidade pareça ainda mais bonita do que nunca, e este é apenas o começo para a nossa equipe, desbloqueando essas possibilidades. É uma mudança fundamental que não vemos a hora de aproveitar ainda mais nos anos futuros”.

–Brian Horton // Diretor Criativo, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

“Como desenvolvedores [de Demon’s Souls], já estamos mudando a forma como pensamos sobre o SSD. Vemos não como um hard drive e sim como memória, usando a agilidade do SSD para carregar dados continuamente a velocidades insanas”.

— Gavin Moore // Diretor Criativo, SIE Japan Studio

“HITMAN 3 o incentiva a explorar e experimentar em seus enormes locais abertos – e poder carregar e salvar frequentemente é a chave disso. A velocidade incrível que vemos no console PS5 incentiva mais do que nunca a experimentação [do jogador]”.

— Mattias Engström // Game Director, Hitman 3

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“O SSD muda tudo, acho que conforme esta geração amadurecer, veremos algumas inovações incríveis em streaming e design de jogos de mundo aberto”.

— Neil Hill // Lead Programmer, Far Cry 6

“Um pouco mais adiante, na próxima geração, espero começar a ver desenvolvedores usando mais os benefícios não tão óbvios do SSD. É isso que me deixa mais empolgado! O que significa para os desenvolvedores poder carregar tudo do disco tão rapidamente? Será que ainda vamos sequer precisar do conceito de “fases”?…. As possibilidades desta tecnologia são emocionantes para mim como desenvolvedor e gamer”.

— Ari Arnbjörnsson // Lead Programmer, Returnal

“Com sorte os jogadores puderam assistir a nova demo de gameplay que revelamos recentemente para Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.O SSD e a arquitetura E/S customizada em torno dele nos permitem enviar os jogadores pelas dimensões a velocidades quase instantâneas. Ele muda as regras fundamentalmente, e nos deixa considerar ideias e designs que são possíveis apenas no PS5”.

— Marcus Smith // Creative Director, Insomniac Games

Sobre o Tempest 3D AudioTech, que permitirá ouvir centenas de fontes distintas de áudio mesmo em fones de ouvido simples, os desenvolvedores comentaram:

“O áudio 3D é emocionante já que pode criar um ambiente de som mais preciso e convincente para os jogadores, e um senso mais forte de ambiente… em um jogo de ação rápido com muita verticalidade, como Returnal, também pode ajudar a situar o jogador, e tornar mais intuitivo para eles localizarem inimigos próximos ou projéteis vindo em sua direção em combate”.

— Harry Krueger // Game Director, Returnal

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“Poder adicionar camadas ainda mais profundas à música, com dezenas de estados diferentes reagindo ao ambiente e aos inimigos, criam uma ambientação ainda mais rica e cativante. Os jogadores podem usar essas deixas para se preparar de acordo, na esperança de viverem por mais um dia”.

— Julian Maroda // Creative Director and CEO, Norsfell

“Agora, com o sistema Tempest 3D AudioTech do console PS5, podemos emitir sons de tal maneira que os jogadores poderão localizar as máquinas à sua volta com mais facilidade, o que é ótimo para situações onde você está cercado, ou apenas deseja pegar as máquinas de surpresa”.

— Mathijs de Jonge // Game Director, Guerrilla

“O áudio é um elemento chave para melhorar a experiência da próxima geração do PS5. É quase como se o sistema Tempest 3D AudioTech tivesse sido criado especificamente para jogos de terror. Antigamente, para obter um bom áudio de ambiente, os jogadores tinham que investir muito tempo e dinheiro. Agora, basta colocar uma headset, que podem obter uma experiência 3D completa”.

— Jun Takeuchi // Executive Producer for Resident Evil Village

“Os mundos dos nossos jogos já são criados em 3D há algumas gerações, mas quanto ao áudio, ainda estávamos limitados ao ‘surround sound’ em 2D. Quando o Iron Man está destruindo uma torre acima de você, ou quando o Hulk urra enquanto enfrenta inimigos abaixo de você, você quer ouvir o som vindo dessas direções. Podemos pegar a posição do áudio e garantir levá-las para o sistema Tempest 3D AudioTech do PS5 e melhorar bastante a sua sensação de pertencer ao mundo. E tudo isso apenas com seus fones de ouvido, sem precisar de sistemas de som complexos à sua volta”.

— Jurjen Katsman // Studio Head at Nixxes, developers for Marvel’s Avengers

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020, em data ainda indefinida.