O presidente da Sony Interactive Entertainment Europe, Jim Ryan, teve que defender o trailer de The Last of Us Part II após críticos protestarem contra as cenas de violência de mulher contra mulher exibidas no vídeo.

Apesar de muito elogiado pelos gráficos e a qualidade da cena de corte, o trailer ligou o alerta em alguns que militam por justiça social na internet, como a redatora do site Polygon, que não gostou de ver mulheres sendo vítimas de violência no trailer, nem mesmo no contexto de um cenário de apocalipse zumbi e sendo perpetrada por outras mulheres.

“A violência é especialmente desagradável porque mostra ataques a mulheres”, escreveu a jornalista do Polygon, antes de eximir o primeiro The Last of Us da mesma ofensa por mostrar apenas violência contra homens brancos. “Joel pode atirar em caçadores, mas entendemos por que ele está fazendo aquilo e os que ele ataca não são mulheres ou pessoas marginalizadas”.

Para o executivo da Sony, The Last of Us Part II tem violência simplesmente porque é um jogo com tema adulto e para ser jogado por adultos.

“The Last of Us, obviamente, é um jogo feito por adultos para ser jogado por adultos. Eu nunca deveria julgar isso, mas provavelmente será avaliado como recomendado para maiores de 18, acho que é justo dizer. E há um mercado para as pessoas que gostam desse tipo de jogo. Adultos que gostam desse tipo de jogo. E eu acho que atendemos a eles, e no outro extremo do espectro, havia o Concrete Genie, que minha filha de oito anos decidiu ser o jogo que ela gostaria de jogar”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Eu acho que a dona de uma plataforma fornece uma plataforma e as pessoas fazem jogos. Sejam eles próprios dos nossos estúdios ou feitos por terceiros, eles trazem o conteúdo para a plataforma. Nós fornecemos a plataforma. Temos de garantir que o conteúdo certo seja criado para as pessoas certas – em idades apropriadas em particular. Eu acho que The Last of Us Parte 2 era uma ótima maneira de terminar o show [na Paris Games Week] e eu me sinto muito bem com isso”, disse Ryan ao jornal The Telegraph.

The Last of Us Part II ainda não tem data de lançamento definida.