A Sony considerou criar um PS5 mais barato e menos poderoso, semelhante ao Xbox Series S, mas não seguiu adiante com a ideia por entender que esta estratégia não teve bons resultados no passado.

Falando ao site japonês AV Watch, o CEO da SCEI, Jim Ryan, explicou que pesquisas da Sony indicaram que consoles “de baixo preço e especificações reduzidas” “não tiveram grandes resultados no passado” e hoje eles entendem os motivos.

“A primeira coisa que gostaria de dizer é que respeito a decisão de cada concorrente e suas filosofias”, disse Ryan.

“Claramente, o preço é um fator muito importante. Respeitamos as estratégias competitivas de outras empresas. No entanto, estamos totalmente comprometidos e acreditamos em nossa estratégia atual e no efeito que ela terá”.

Segundo o executivo, o consumidor de consoles pensa em longo prazo quando decide adquirir um hardware e espera que ele não se torne obsoleto tão cedo.

“Uma coisa que pode ser dita é que se você olhar para a história do negócio de jogos, criar um console especial de baixo preço e especificações reduzidas é algo que não teve grandes resultados no passado. Nós consideramos essa opção e ouvimos outros executivos que descobriram como ela é problemática”.

“Com base em nossa pesquisa, está claro que as pessoas que compram um console de videogame querem continuar usando-o por quatro, cinco, seis ou até sete anos. Eles querem acreditar que compraram algo à prova de futuro e que não ficará desatualizado em dois ou três anos”.

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“Eles querem ter fé de que, se acabarem comprando uma nova TV, seu console atual será capaz de usar aquela nova TV 4K que estão considerando comprar”.

A Sony irá lançar o PlayStation 5 em dois modelos, mas diferente da Microsoft com os Xbox Series S e X, a única diferença entre o PS5 mais barato e o modelo de ponta é a inclusão de uma unidade de disco Blu-ray Ultra HD, que o console Digital Edition sacrifica por um preço mais baixo.

Já o Xbox Series S da Microsoft, que custará US$ 299, é significativamente mais barato do que o Series X de US$ 499 graças às especificações de hardware mais baixas em praticamente todos os quesitos e o foco em jogos que rodam na resolução 1440p em vez de 4K nativo.

Segundo a Microsoft, as especificações do Series S permitem rodar os mesmos jogos do Series X em resolução mais baixa, uma vez que a CPU é praticamente a mesma entre os dois consoles e as diferenças se concentram na GPU, visando a diferença de demanda entre 1440p e 4K. Entre os desenvolvedores, esta estratégia de dois hardwares de nova geração com grandes diferenças de performance tem dividido opiniões entre aqueles que acreditam que haverá um gargalo criado pelo Series S e os que acham que esse problema não ocorrerá.