A Sony Interactive Entertainment anunciou a criação do PlayStation Productions, um estúdio de produção que vai explorar o extenso catálogo de jogos da empresa no cinema e televisão.

O estúdio será comandado por Asad Qizilbash e supervisionado pelo chairman da SIE Worldwide Studios, Shawn Layden. Ele usará a mesma estrutura do Sony Pictures em Culver City, na Califórnia, para suas produções.

“Temos 25 anos de experiência em desenvolvimento de jogos e isso criou 25 anos de grandes jogos, franquias e histórias”, disse Layden ao The Hollywood Reporter. “Sentimos que agora é um bom momento para analisar outras oportunidades de mídia em streaming, filme ou televisão para dar vida a nosso mundo em outro espectro”.

Embora várias marcas da Sony criadas no PlayStation já tenham sido especuladas e encaminhadas para pré-produção no cinema, até agora nenhuma delas rendeu frutos. Um filme de Shadow of the Colossus foi uma das produções consideradas, e um de Uncharted é no momento o projeto que mais evoluiu, já tendo elenco, diretor e roteirista escalados. Espera-se que, com a criação de um estúdio dedicado a adaptar os jogos ao cinema, os planos saiam do papel com mais rapidez.

“Em vez de licenciar nosso IP para os estúdios, sentimos que a melhor abordagem era desenvolver e produzir para nós mesmos”, comentou Qizilbash. “Primeiro, porque estamos mais familiarizados, mas também porque sabemos o que a comunidade do PlayStation gosta”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A iniciativa da Sony foi inspirada pelo sucesso da Marvel e dos filmes de super-heróis que têm dominado as salas de cinema mundialmente nos últimos anos.

“Nós olhamos o que a Marvel tem feito ao levar o mundo dos quadrinhos e torná-lo a maior coisa no mundo do cinema”, diz Layden. “Seria um grande objetivo dizer que estamos seguindo seus passos, mas certamente estamos nos inspirando nisso”.

“Você pode perceber apenas vendo as adaptações de videogames mais antigas que o roteirista ou diretor não entendia o mundo ou o jogo”, acrescentou Layden. “O verdadeiro desafio é: como você pega 80 horas de jogo e faz um filme? A resposta é, você não faz. O que você faz é pegar o espírito dele especificamente para o público do filme. Você não tenta recontar o jogo em um filme”.

“Queremos criar uma oportunidade para os fãs dos nossos jogos terem mais pontos de contato com nossas franquias. Quando os fãs terminam um jogo de 40 a 50 horas e têm que esperar três ou quatro anos por uma sequência, nós queremos dar a eles lugares onde possam ir e ainda ter mais dessa experiência e ver os personagens que eles amam evoluírem de maneiras diferentes”.

Sobre o foco no cinema ou na televisão, Qizilbash diz que isso dependerá do título a ser explorado. “Em última análise, a história determinará o formato. Queremos trazer nossas propriedades para o meio que melhor honra essa propriedade”, diz ele.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Ter controle criativo sobre as propriedades intelectuais é algo que também foi fundamental para a criação do PlayStation Productions, segundo Qizilbash e Layden. “Criamos essa entidade para gerenciar e controlar o processo de obter o diretor certo, os atores certos, o roteirista certo”, comentou Qizilbash.

“Este é um projeto de paixão para mim”, disse Layden. “Ser a primeira entidade de jogos a fazer algo duradouro e significativo em um meio completamente diferente é algo que gostaria de ver fazermos aqui na PlayStation Productions”.