Embora a Sony ainda não tenha revelado sequer a janela de lançamento planejada para o PlayStation VR2, há pelo menos uma tecnologia que ainda impede um lançamento próximo.

A empresa sueca Tobii, dona de uma tecnologia de rastreamento de olhos e cabeça, revelou que está atualmente em negociações com a Sony Interactive Entertainment para se tornar o fornecedor da tecnologia de rastreamento ocular do PlayStation VR2. As discussões estão em andamento, então a informação não é definitiva, mas a Tobii aparentemente teve que torná-la pública “de acordo com o regulamento europeu sobre abuso de mercado”.

O principal produto da Tobii se chama Tobii Eye Tracker 5 e consiste em uma câmera compatível com mais de 160 jogos de PC, que é capaz de detectar os movimentos da cabeça e dos olhos do usuário. A empresa também produz o Tobii Horizon, um aplicativo embutido em alguns PCs que oferece 6 graus de liberdade de rastreamento de cabeça com a câmera embutida.

Nenhuma câmera externa será necessária para tirar proveito do PS VR2, portanto não sabemos ainda qual parte da tecnologia da Tobii interessa a Sony.

A campanha de divulgação do PlayStation VR2 tem acontecido em pequenas doses desde o ano passado. Recentemente, a Sony inaugurou um site oficial para o headset e divulgou suas especificações técnicas detalhadas, incluindo a famosa detecção de movimento dos olhos, também chamada de renderização foveal.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Esta comunicação acelerada sugere aos mais otimistas que um lançamento do PlayStation VR2 pode ocorrer no final do ano, embora haja também riscos associados à escassez global de chips e componentes de tecnologia.