A Sony revelou ter identificado os culpados pelo vazamento de vídeos que mostram partes importantes da história de The Last of Us Part II.

Em comunicado divulgado ao site Polygon, a empresa afirma que a fonte do vazamento não tem ligação com a produtora Naughty Dog ou a Sony Interactive Entertainment, eliminando, portanto, a hipótese do vazamento ter sido uma vingança contra a alta carga de trabalho imposta pelo estúdio. Os detalhes do caso por enquanto estão mantidos em sigilo pois há uma investigação sendo conduzida.

“A SIE identificou os principais indivíduos responsáveis ​​pela liberação não autorizada de ativos de TLOU2”, disse um porta-voz. “Eles não são afiliados à Naughty Dog ou à SIE. Não podemos comentar mais porque as informações estão sujeitas a uma investigação em andamento”.

Investigações separadas conduzidas pelos jornalistas Stephen Totilo, da Kotaku, e Jason Schreier, ex-Kotaku e agora da Bloomberg, chegaram à informação de que o vazamento seria obra de hackers que exploraram uma falha de segurança da Naughty Dog conhecida desde o início do ano.

De acordo com as informações dos jornalistas, um grupo de hackers descobriu um método para acessar os servidores Amazon da Naughty Dog, explorando uma falha de segurança existente no código de jogos antigos do estúdio (Uncharted 3 e The Last of Us). Inicialmente, esses jogos eram vinculados aos servidores da Amazon para hospedar jogos multiplayer, mas o servidor de The Last of Us também incluía arquivos relacionados a desenvolvimento.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Schreier reiterou que os rumores de vingança por parte de um funcionário da Naughty Dog descontente com suas condições de trabalho ou salário são falsos. A falha seria conhecida da comunidade hacker desde janeiro e um usuário do Twitter identificado pela alcunha PixelButts alega ter alertado a Naughty Dog sobre sua existência em fevereiro. No final de abril, os identificadores que permitiam o acesso aos servidores Amazon da Naughty Dog foram alterados, mas os hackers roubaram pelo menos um terabyte de dados em março.

Os vídeos cheios de spoilers vazados no final de abril foram rapidamente retirados do YouTube, mas ainda estão circulando pelas redes sociais.

Após dois adiamentos, The Last of Us Part II está previsto para ser lançado em 19 de junho.