A Sony abriu a State of Play nesta quinta-feira com Baby Steps, um jogo indie sobre andar passo a passo, protagonizado por um homem obeso vestido em um pijama.

Desenvolvido Maxi Boch, Gabe Cuzzillo e Bennett Foddy, as mesmas pessoas que criaram títulos como Ape Out e Getting Over It with Bennett Foddy, Baby Steps é sobre uma jornada ao desconhecido onde o maior desafio é ficar de pé. E isso será feito com o controle de cada perna do protagonista Nate pelo DualSense, como se o jogador fosse um recém-nascido aprendendo a andar e se equilibrar.

Cada superfície possui simulação física, e Nate passará por diversos terrenos complicados. No trailer, ele precisa caminhar pela lama, atravessar um buraco e a beira de um precipício.

“A relutância inicial de Nate de enfrentar o mundo fora de casa fica clara desde o menu, que demonstra o estilo de vida recluso que ele tem no porão da casa de seus pais. É de lá que ele é arrastado para um ritual de passagem, literalmente”, explica Boch.

“É uma variação de uma narrativa isekai tradicional porque ele é teletransportado para um reino misterioso e acaba se percebendo como um personagem normal e sem importância, em vez do “escolhido” da profecia. Ao longo da subida de Nate, ele faz amizade com a fauna local, encontra rivais que o provocam e o diminuem e tenta ao máximo não revelar o quanto está perdido e confuso. Baby Steps conta a história de Nate por meio de uma narrativa divertida e leve que tem muita improvisação durante as cenas e os diálogos”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Os próprios desenvolvedores estão fazendo a dublagem, gravando e experimentando até encontrarem o humor de cada cena. Essa abordagem sem muito planejamento acontece graças à edição nada convencional, que deixa risadas e cortes no meio de tudo, e à dinâmica divertida entre Cuzziilo e Foddy, dando um estilo de comédia único para Baby Steps.

Ao redor do Nate, estão sons dinâmicos feitos de sequências rítmicas criadas a partir de amostras ambientais. O estado mental do Nate faz com que ele viva uma alucinação musical: galhos se dobram e rangem, grilos cantam e o vento passa por árvores e arbustos de acordo com o ritmo e os pássaros piam e cantam junto. Cada ambiente contém sons e ritmos inéditos que compõem uma trilha sonora infinita, única e gerada de maneira procedural.

Baby Steps será lançado em 2024 para PC, PS4 e PS5.