O criador de Mario e os principais clássicos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, foi agraciado com o título de Pessoa de Mérito Cultural, uma das maiores honrarias concedidas pelo governo japonês.
O prêmio é concedido àqueles que contribuíram significativamente para a arte e a cultura do Japão e inclui feitos de cientistas, poetas e engenheiros. Os ganhadores anteriores incluem o cineasta Hayao Miyazaki em 2012 e o lutador de sumô Taiho Koki. Juntamente com Miyamoto, o escritor e mangá Shōjo Moto Hagio também recebeu o título este ano.

Ao receber o prêmio, Miyamoto expressou sua gratidão por seus colegas de trabalho na Nintendo. Como o primeiro designer de videogame a receber o prêmio, ele reconheceu que “o gênero de videogame está sendo divulgado” pelo governo japonês e sua contribuição para a cultura do país está sendo entendida.

A cerimônia de condecoração será realizada em Tóquio no dia 5 de novembro. Miyamoto, que já recebeu prêmios similares ao redor do mundo, como o Chevalier da Ordre des Arts et des Lettres e o Príncipe das Asturias, continua ativo na Nintendo como diretor de criação e não tem planos de aposentar.