A HBO e a PlayStation Productions não poderão mais contar com os serviços do diretor Johan Renck, conhecido pela série Chernobyl, para dirigir o episódio piloto da adaptação de The Last of Us.

Renck, que está com a agenda cheia desde o sucesso da série anterior da HBO, será substituído por Kantemir Balagov, um jovem talento do cinema russo premiado em Cannes em 2019.

Rotulado de “novo prodígio do cinema russo” pela imprensa especializada, o diretor de 29 anos recebeu o prêmio de diretor da seção Un Certain Regard de Cannes em 2019 por seu segundo filme, Beanpole, que conta a história de duas mulheres nas ruínas de Leningrado após a Segunda Guerra Mundial. Em 2017, Kantemir Balagov já havia se destacado com seu primeiro filme, Closeness, que retratava uma jovem judia do Cáucaso e sua recusa ao casamento imposta por seus pais.

A escolha de Kantemir Balagov parece confirmar que a HBO quer um diretor experiente em histórias dramáticas para The Last of Us.

De acordo com informações do The Hollywood Reporter, Kantemir Balagov já foi selecionado para dirigir o piloto da série, algo que o diretor publica abertamente em sua conta do Instagram, até mesmo anunciando uma data de lançamento em 2021.

Também estão envolvidos com a série The Last of Us o produtor e roteirista Craig Mazin (Chernobyl) e o diretor dos jogos, Neil Druckmann. Na TV a história repetirá os acontecimentos do primeiro episódio e da jornada pós-apocalipse de Joel e sua filha que pode ser a chave para a cura da pandemia que devastou a civilização.