A Capcom anunciou que a série Resident Evil ultrapassou 90 milhões de unidades vendidas em todos seus lançamentos.

No dia 28 de janeiro deste ano, a série tinha chegado a 88 milhões de unidades vendidas, o que significa que o aclamado remake de Resident Evil 2 está indo bem e já vendeu pelo menos 2 milhões de unidades.

Resident Evil é a franquia mais bem sucedida da Capcom, que não é uma produtora de poucos sucessos. O jogo de horror é maior que Street Fighter e Monster Hunter, por exemplo, e tem rendido lançamentos regulares desde sua criação no final dos anos 90. Até hoje foram 24 lançamentos diferentes, muitos dos quais remakes e experimentos em cima do tema, como shooters e jogos multiplayer.

Resident Evil começou a ser concebido em 1993 pelos designers Tokuro Fujiwara e Shinji Mikami, que pretendiam criar um remake do jogo de horror da Capcom Sweet Home, de 1989. Mas em 1994, a Capcom descobriu que um jogo com este nome havia sido registrado nos Estados Unidos, o que levou a série a ser rebatizada como Resident Evil. Dois anos depois, Resident Evil estrearia no PlayStation como um jogo de “horror de sobrevivência”, nome que exprimia as limitações de munição e itens, bem como o tema de horror que constituía a base da experiência.

A série sempre foi muito popular, mas derrapou exatamente no momento em que a Capcom estava mais ambiciosa e resolveu apostar em uma direção mais voltada para a ação que o horror, com Resident Evil 6. Este, que é considerado por muitos o pior jogo da série, também foi o mais caro, o que obrigou a Capcom a reconsiderar seus planos e visão para a franquia. Ela então voltou para o horror com sucesso em Resident Evil 7 e repetiu a dose com o recente remake de Resident Evil 2, que foi aclamado pela crítica e parece que está vendendo muito bem.