A Sega anunciou que planeja adquirir a desenvolvedora de Angry Birds, a Rovio Entertainment, pagando US$ 776 milhões pela totalidade das ações e opções da empresa em circulação.

O conselho de administração da Rovio concordou com o plano da Sega, o que torna a aquisição amigável. Em casos quando uma parte adquire a maioria das ações no mercado contra a vontade do conselho de uma empresa, é configurada “aquisição hostil”.

A Sega espera fechar o negócio até o segundo trimestre do ano fiscal de 2024, o que significa que deve ser concluído até setembro de 2023. Em um comunicado, a empresa justificou a aquisição pela intenção de reforçar seu portfólio de jogos para plataformas móveis e de serviço ao vivo.

O grupo japonês Sega Sammy espera usar “o know-how diferenciado da Rovio na operação de jogos móveis de serviço ao vivo para trazer os títulos atuais e novos da Sega para o mercado global de jogos móveis, onde há um grande potencial”.

Ao mesmo tempo, a Sega afirma que a Rovio quer ir além dos jogos para celular e quer ajudá-la a conseguir isso.

“A Rovio pretende expandir sua plataforma fora dos jogos móveis, e a Sega procurará ativamente apoiar esse processo por meio de seus recursos”, explicou a Sega.

“Entre o mercado global de jogos em rápido crescimento, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente alto, e tem sido o objetivo de longo prazo da Sega acelerar sua expansão neste campo”, comentou o presidente da Sega Sammy Holdings e CEO do grupo, Haruki Satomi.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Sinto-me abençoado por poder anunciar tal transação com a Rovio, uma empresa proprietária do Angry Birds, que é amado em todo o mundo e lar de muitos funcionários qualificados que oferecem suporte ao desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e capacidades operacionais da empresa”.

“Historicamente, representado pela série Sonic the Hedgehog, a Sega lançou inúmeros títulos de videogame para várias plataformas de jogos. Estou confiante de que, por meio da combinação das marcas, personagens, fanbase de ambas as empresas, bem como da cultura e funcionalidade corporativa, haverá sinergias significativas criadas daqui para frente”.

O CEO da Rovio, Alexandre Pelletier-Normand, acrescentou: “Eu cresci jogando Sonic the Hedgehog, cativado por seu design de última geração. Mais tarde, quando joguei Angry Birds pela primeira vez, sabia que o jogo havia evoluído para um verdadeiro fenômeno mainstream, com o poder de moldar a cultura moderna. Entrar na Rovio foi uma honra e estou orgulhoso de ver o Angry Birds continuar crescendo, pois lançamos novos jogos, séries e filmes. Menos conhecida, mas igualmente impressionante, é nossa plataforma de tecnologia proprietária líder do setor, Beacon, com 20 anos de experiência, permitindo que equipes unidas desenvolvam produtos de [jogo de serviço] de classe mundial”.

“Nossa missão é ‘Craft Joy’ e estamos entusiasmados com a ideia de usar nossa experiência e ferramentas para trazer ainda mais alegria aos nossos jogadores, aprimorando e expandindo os vibrantes IPs da Rovio e da SEGA”.