O anúncio do Mega Drive Mini 2 na semana passada frustrou as esperanças de quem imaginava que o Saturn ou Dreamcast já pudessem ser miniaturizados pela Sega. Mas se o Saturn ou Dreamcast Mini vão esperar, não é por questão de má vontade ou desinteresse por parte das equipes responsáveis ​​pelos projetos retrô, como explicou o produtor Yosuke Okunari à revista Famitsu.

“Alguns de vocês podem dizer ‘não é um Sega Saturn Mini’ ou ‘eu queria um Dreamcast Mini’, mas isso não é por falta de consideração”, disse Okunari sobre a nova versão do Mega Drive Mini. Programado para 27 de outubro no Japão para comemorar o 34º aniversário da máquina, este novo design inspirado no Mega Drive 2 virá com 50 novos jogos, incluindo 20 títulos do Mega CD e outras surpresas – como um novo port de Fantasy Zone feito por fãs do jogo na M2, especialistas em portas retrô.

Segundo Okunari, produtor responsável pelo hardware retro, trata-se sobretudo de uma questão de viabilidade, implícita nos custos. “O desenvolvimento de novos chips estagnou devido à pandemia, claro, o que tornaria o produto bastante caro em termos de custo”, lamenta Okunari. No entanto, o hardware existente para o Mega Drive Mini permanece insuficiente para rodar o Saturn e outros jogos. “Os jogos 32X não estão incluídos nesta versão”, especifica o responsável pelo assunto, “porque o 32X é baseado em dois processadores, tal como o Saturn. Se pudéssemos reproduzir este tipo de configuração, poderíamos desenvolver um ‘Saturn Mini'”.

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Esses custos cada vez maiores no contexto do gargalo da produção de semicondutores também explicam por que o projeto de uma segunda versão do Game Gear Micro foi cancelado. “Quando fizemos uma estimativa para o segundo Game Gear Micro, o custo de fabricação era cerca de 1,5 vezes maior. Se tivéssemos vendido pelo mesmo preço, teríamos perdido dinheiro e não queríamos nos encontrar em uma situação onde apenas a segunda versão era mais cara”.

A inflação do Mega Drive Mini 2 é justificada pelo novo design, pela adição de jogos em Mega CD e pelo aumento do número de títulos integrados de 42 para 50, segundo a equipe.

Sobre a emulação de títulos do Sega CD, Okunari contou que Silpheed, o emblemático jogo de tiro, foi usado como parâmetro para os desenvolvedores. “Pensamos que portar o Silpheed seria a parte mais difícil, então começamos a desenvolvê-lo primeiro. Pensamos: ‘Se o Silpheed funcionar, todo o resto funcionará! (risos). Na verdade, demoramos um pouco para fazê-lo funcionar corretamente”.

Okunari também comentou que a ideia de um Mega Drive germinou no dia seguinte ao anúncio do Famicom/NES Mini pela Nintendo.