O empenho recente da Rockstar em barrar os mods de GTA aparentemente é por uma boa causa: a produtora estaria ela mesma remasterizando GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas com novos gráficos e recursos no PC, smartphones e consoles, incluindo o Switch, de acordo com rumores ouvidos pelo site Kotaku.

Os rumores sobre as remasterizações começaram a circular em fóruns da internet recentemente, mas agora fontes do site Kotaku teriam confirmado a notícia e mencionado lançamentos a partir de outubro.

Enquanto aguardava a confirmação ou o desmentido da Rockstar, o Kotaku explica que o Rockstar Dundee, recentemente empossado entre os estúdios do grupo, estaria trabalhando arduamente no projeto para conseguir um upgrade técnico digno desse nome. Os gráficos seriam refeitos no Unreal Engine para oferecer uma mistura de visuais “antigos e novos”, fiéis aos GTAs originais e com alguns ajustes cosméticos no lado da interface. A fonte do site diz que os jogos se parecem com os GTAs altamente modificados feitos por fãs.

O projeto das remasterizações teria enfrentando alguns contratempos ao longo do último ano, obviamente devido à pandemia, e os planos poderiam sofrer algumas mudanças até o anúncio oficial. Ainda de acordo com o Kotaku, estava até planejado que os títulos pudessem ser oferecidos como extras da versão de nova geração de GTA 5 e GTA Online no PS5 e Xbox Series X|S, esperadas para o dia 11 de novembro.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O lançamento dos três jogos seria no final de outubro ou início de novembro, tanto no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch e PC, bem como no Stadia e smartphones, para coincidir ainda com o vigésimo aniversário de GTA III, o episódio que levou a série a outra dimensão de popularidade.

Recentemente, a Take-Two, controladora da Rockstar, revelou a seus acionistas que tinha planos para lançar três remasterizações no próximo ano fiscal, o que originou os boatos sobre GTA 3, Vice City e San Andreas.