Revelado junto do PlayStation 4 em 2013, Rime finalmente está pronto para sair. O jogo que será lançado nesta sexta-feira, 26 de maio, tem dividido opiniões nas primeiras análises, com alguns mais convencidos que outros sobre suas qualidades artísticas e semelhanças com o clássico Ico.

Até agora, a maioria das opiniões sobre o jogo é positiva e há um consenso, mesmo entre os avaliadores que deram notas mais baixas, que a beleza dos visuais é um dos pontos fortes.

O site God is a Geek tem uma das opiniões mais favoráveis e descreve Rime como “um jogo poderoso”.

“Quando os créditos apareceram, eu sentei com minha filha no meu colo, soluçando. Ela estava em silêncio – reflexiva como eu, e movida pelo que tínhamos atravessado juntos. Ela adorou o jogo por causa de uma rapozinha fofa que aparece por toda parte, mas ela acabou se apaixonando não só pela raposa, mas também pela história. Sem estragar nada, eu não vou falar sobre o que tudo isso significou para mim, talvez em um artigo mais tarde, mas o que vou dizer é Rime é um mecanismo de enfrentamento – uma maneira especial de ajudá-lo a lutar através da escuridão e do dor”.

“Se você estiver na expectativa para jogar Rime, você não vai ficar desapontado. Da trilha sonora impressionante do jogo e mundos maravilhosamente elegantes para seus quebra-cabeças interessantes e história poderosa, há tantas razões para jogar. Se você tem lutado para encontrar felicidade ou positividade com os recentes acontecimentos do mundo, Rime está aqui para segurar sua mão. Há talvez algumas quedas de framerate no meio do jogo e no fim, mas não são suficientes para atrapalhar a sua diversão. Acho que todo mundo precisa jogar isso agora”, disse o emocionado avaliador, que deu a nota 9/10.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Um pouco menos entusiasmado, mas também satisfeito com o jogo, o autor da análise da revista Game Informer escreveu que “Rime nunca se afasta muito das armadilhas ‘indie’ de narrativas ambíguas, enigmas misteriosos em uma terra misteriosa, e de um jovem protagonista incapaz de lutar, mas dá um final significativo e satisfatório que me sacudiu de uma maneira que eu não esperava”. O avaliador elogiou muito a história e o final do jogo, bem como os visuais. A nota é 8/10.

Um degrau abaixo no entusiasmo, a análise do Destructoid comenta que o jogo jamais é ruim, mas apenas decepciona um pouco ao longo da jornada, mas se redime com um final emocionante.

“Eu estava realmente dividido sobre Rime até que eu fiquei preso em seu final emocionante, cercado por um inesperado e fantástico capítulo final. Eu realmente vi o que o Tequila Works estava tentando fazer no momento em que a cortina foi fechada e acabou estimulando outra jogatina parcial no processo. Mesmo durante seus momentos mais deprimentes, Rime gerou uma reação em mim, e eu vou lembrar disso por anos”. A nota é 7/10.

Mais desgostoso do jogo, o avaliador do Gamespot escreveu que “A arte de Rime é inquestionável. Cada mundo é encantador a seu modo, desde a paz naturalista do primeiro até a desgraça abstrata do último. Sua trilha sonora é igualmente bonita, capaz de despertar a admiração, a tensão e o medo em igual medida. Mas quando comparado com suas influências como Ico, Shadow of the Colossus e Journey, ele não se sustenta muito bem. Problemas de navegação recorrentes, alguns quebra-cabeças frustrantes, jogo de plataforma fraco e quedas severas na taxa de quadros por segundo fazem Rime parecer um tributo bem vestido”. A nota é 6/10.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Rime sai nesta sexta-feira para PC, PS4 e Xbox One e em data ainda indefinida para o Switch. Veja outras notas e o trailer de lançamento abaixo.

CGM Online – 9.5
PSU – 9.5
Hobby Consolas – 91/100
God is a Geek – 9
IGN Spain – 9
Area Jugones – 9
wCCFtech – 9
Xbox Achievements – 90/100
DualShockers – 9
Eurogamer Italia – 9
Meristation – 8.8
3djuegos – 8.5
Games Radar – 4.5/5
IBTimes UK – 4.5/5
Attack of the Fanboy – 4.5/5
The Sixth Axis – 8
Push Square – 8
The Guardian – 4/5
Digital Trends – 7
USGamer – 3/5
Polygon – 6.5
Gamespot – 6
PC Gamer – 62/100