A criatura meio gato, meio pássaro de The Last Guardian, Trico, será capaz de atirar um poderoso raio vermelho pelo seu rabo. Este e outros detalhes foram revelados pelo diretor do jogo, Fumito Ueda, em uma rara declaração à revista inglesa Edge.

The Last Guardian começou a ser desenvolvido há pelo menos dez anos e deveria ter sido lançado para o PS3 em 2011, mas acabou se transformando em um jogo de PS4 por conta da necessidade de um hardware mais poderoso, capaz de realizar as ideias do designer Fumito Ueda. O jogo foi re-anunciado no ano passado e será lançado no final de 2016.

Ueda reconfirmou que o jogo sai este ano e disse que a proximidade do lançamento tem o deixado “um pouco preocupado”, mas também “entusiasmado”.

Segundo a revista, o poder de Trico está relacionado a um espelho que foi conseguido pelo menino que é o outro protagonista do jogo. Este espelho será usado como um escudo, rebatendo o raio poderoso que Trico lança de seu rabo.

Ueda explicou que o raio será um elemento importante em The Last Guardian e contou os motivos que o levaram a ter esta ideia.

“Há várias razões pelas quais explorei essa ideia, mas uma delas é fazer com que os jogadores entendam a força e ferocidade de Trico”, disse ele. “Eu acredito que as coisas são mais atraentes quando há um pouco de estranheza nelas, ao invés de algo ser normal e parece ser geralmente aceitável. A mesma coisa pode ser dita sobre a aparência de Trico”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O designer também mencionou que os olhos de Trico mudarão de cor de acordo com seu estado de humor. Quando ele estiver com raiva, ficarão avermelhados. As penas também poderão ficar eriçadas nesse momento.

Embora seja a companhia do jogador na aventura, Trico não será facilmente domável, segundo Ueda. “Esta criatura não é como os animais de estimação bonitos que existem em outros jogos, ou um aliado que é realmente útil. O papel da criatura é ambígua; isso é algo que queria expressar no jogo, e nem sempre ele faz o que você pede para ele fazer. Esse é um dos temas de The Last Guardian. É algo que é difícil, e completamente diferente. Eu quero criar algo inovador – uma experiência que as pessoas nunca tiveram antes”, disse ele.

“A quantidade de código é muito grande em comparação com IA em jogos convencionais. Nós demos a esta criatura seus próprios desejos, assim, dependendo de quais ações ela pretende tomar, isso afetará tudo, incluindo sua animação. Não é como um personagem humanóide normal.”

The Last Guardian deve ser mostrado em detalhes na próxima E3, que começa no dia 12 de junho. Veja novas imagens na galeria ao lado da notícia.