Resident Evil Village parece ter correspondido às altas expectativas do público, a julgar pela maioria das análises publicadas em sites internacionais.

O novo horror de sobrevivência da Capcom mereceu a nota 9/10 da grande maioria das publicações, mas, como de costume nos lançamentos da série, não é uma unanimidade e há alguns que torceram o nariz para algumas características.

O consenso entre a maioria dos avaliadores é que Resident Evil Village reune elementos que se provaram populares ao longo da série, sendo Resident Evil 7 e Resident Evil 4 as principais fontes de inspiração.

“Enquanto Resident Evil Village canaliza as melhores partes de vários jogos Resident Evil, ele se destaca por ser algo nunca feito antes na franquia. Um potpourri macabro de estilos europeus de tensão e terror inspirados no gótico, Resident Evil Village é uma continuação digna de Resident Evil 7: Biohazard e que qualquer fã de terror que se preze não deve perder”, resumiu o site Press Start Australia, que deu a nota 9/10.

Com notas altas parecidas, os sites GameSpot e Game Informer concordaram que Resident Evil Village não abdicou do terror, embora tenha dado mais ênfase à ação que Resident Evil 7, recuperando a variedade de armas e dinamismo do combate dos episódios anteriores.

“Village expande a abordagem de Resident Evil 7: Biohazard para o combate em primeira pessoa, oferecendo uma série de encontros que complementam perfeitamente o design ambiental enervante da Capcom. Felizmente, a ação amplificada de Village não diminui seu horror. Na verdade, Village mantém um sentimento de pavor que poucos jogos podem igualar. Se você tem coragem intestinal para terror intenso, jogar Resident Evil Village é uma ótima maneira de verificar seu pulso”, escreveu o Game Informer, que deu ao jogo a nota 9.25/10.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O GameSpot acrescentou: “Embora Village dê a você muitas armas e permite que você as use, também é ótimo para manter uma atmosfera de desconforto enquanto você se dirige a cada nova esquina. Você pode ter muitas armas, mas pode lidar com o que está prestes a enfrentar? Elas funcionarão mesmo contra a próxima criatura que você encontrar? Há um excelente equilíbrio entre fornecer muita ação e manter esse medo. Este não é o mesmo tipo de ansiedade intensa que RE7 conjurou, mas Village encoraja seu próprio tipo de medo, e atinge você com alguns ótimos setpieces semelhantes a RE7 para aumentar a tensão quando você menos espera. Um momento particular ‘oh, shit!’ com Dimitrescu vem à mente”. A nota foi 9/10.

Igual na nota 9/10, o site Destructoid considera que Resident Evil Village deve agradar à maioria e não será um jogo que divide opiniões. “Eu suspeito que a reação será geralmente positiva. Mas com certeza vai despertar algumas conversas sobre como ele se compara ao atual queridinho RE7, e tem uma longa colina a escalar para igualar seu sucesso financeiro”.

Entre a minoria que deu nota mais baixa ao jogo, o site Games Radar considerou Village irregular, com alguns momentos brilhantes sendo seguidos por outros de menor inspiração.

“O segundo lugar que você visita é incrível, e sem dúvida um dos melhores momentos de terror que já joguei em muito tempo. Depois disso, no entanto, as coisas ficam um pouco mais superficiais. A terceira área é boa, embora seja um pouco leve em qualquer profundidade real e com um ritmo estranho, de modo que parece que acabou rápido e pulou partes sem avisar você. A quarta área é boa, e apresenta um dos personagens mais interessantes, mas fica um pouco monótona com sua ‘coisa’. Há mais depois disso, obviamente, mas não vou dizer nada”, escreveu o avaliador. A nota foi 3.5/5.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Resident Evil Village sai nesta sexta-feira, 7 de maio, para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. Veja outras notas:

Multiplayer.it – 9.2
Game Informer – 9.25
TheSixthAxis – 9
GameSpot – 9
Push Square – 9
Wccftech – 9
Shacknews – 9
Press Start Australia – 9
Destructoid – 9
WellPlayed – 9
Easy Allies – 9
Screen Rant – 4.5/5
Hardcore Gamer – 4.5/5
We Got this Covered – 4.5/5
Vandal – 8.2
IGN – 8
PCgamesN – 8
VGC – 4/5
VG247 – 4/5
GamesBeat – 4/5
TheGamer – 4/5
Paste – 7.5
Siliconera – 7
Metro – 7
Stevivor – 6.5
GamesRadar – 3.5/5