A Machinima, uma rede que reinou com conteúdo de games no YouTube até poucos anos atrás, decidiu repentinamente tirar do ar todos os seus vídeos. O canal principal da rede no YouTube, bem como os vídeos de seus parceiros foram definidos como privados, ou seja, não podem ser vistos por mais ninguém além do proprietário do conteúdo.

Os criadores de conteúdo que eram parceiros do Machinima dizem que foram pegos de surpresa pela exclusão de vídeos. A rede não avisou nem deu qualquer explicação sobre a decisão de excluir os vídeos. No Twitter, foi criada a hashtag #RIPMachinima para comentar o caso.

A Machinima é uma das maiores redes multicanais (MCN) no YouTube. Essas atuam como intermediárias, gerenciando anúncios, assuntos relativos a direitos autorais e receitas para criadores de conteúdo do YouTube. Este modelo já foi considerado fundamental para o crescimento de canais no YouTube, mas perdeu relevância à medida em que o próprio YouTube aprimorou suas ferramentas de gerenciamento e marketing.

A Warner Bros. adquiriu a Machinima em 2016 e depois negociou a rede com a AT&T, que a incorporou à sua própria MCN, a Fullscreen, operada pela Otter Media. Esta última afirma que a marca Machinima será substituída pela bandeira Fullscreen e “um monte de coisas serão lançadas no mercado nos próximos meses”.