A chinesa NetEase fez uma live para mostrar a derrubada de uma estátua de World of Warcraft instalada na frente de sua sede em Hangzhou, em uma demonstração de seu descontentamento pelo fim de uma longa parceria com a Blizzard.

Em novembro de 2022, a NetEase anunciou que não conseguiu renovar seu contrato de distribuição com a Blizzard, encerrando uma parceria de 14 anos. Na ocasião, o chefe de parcerias da NetEase, Simon Zhu, afirmou nas redes sociais que “um dia, quando o que aconteceu nos bastidores puder ser contado, desenvolvedores e jogadores terão um nível totalmente novo de compreensão de quanto dano um idiota pode causar”.

A parceria se encerra oficialmente no final de janeiro e a Activision Blizzard revelou esta semana que está procurando uma nova editora chinesa. A empresa americana alegou que ofereceu à NetEase uma extensão de seis meses em seu contrato, e disse que era “uma pena” que a NetEase não tenha aceitado sua oferta.

Em resposta, a NetEase mais uma vez fez questão de deixar claro o sentimento de desgosto pelo fim da relação com a Activision Blizzard, enquanto tenta se eximir da culpa. A empresa chinesa divulgou uma longa explicação sobre os motivos que a forçaram a recusar a oferta de extensão de seis meses, afirmando que esta era apenas uma forma da Activision Blizzard manter seus jogos na China enquanto negociava um novo acordo com outras partes ou, recorrendo especificamente a um ditado chinês, a antiga parceira americana tentou “montar um burro enquanto procura um cavalo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Ao mesmo tempo, a empresa fez uma live para mostrar ao público o desmanche da grande escultura de World of Warcraft a marretadas, seguido de um brinde com bebidas da marca Blizzard NetEase que seriam “chá verde”. A bebida carrega um simbolismo e provocação à Blizzard, já que o termo “chá verde” é uma gíria usada para descrever pessoas manipuladoras e que se fazem de inocente.

A demolição da estátua ocorreu um dia depois que a Blizzard postou uma mensagem em sua página oficial do Weibo informando que encerraria todos os jogos da Blizzard na China em 24 de janeiro.