Com os jogos focados na experiência single player cada vez mais raros, o multiplayer tem sido a base para os principais lançamentos e os títulos que são os maiores fenômenos de popularidade hoje em dia.

Os gamers estão conectados (seja pelo computador, videogame ou celular) e dependem da internet. Mas essa conectividade também pode trazer alguns problemas. Felizmente, a maioria deles pode ser resolvida se você utilizar uma VPN para jogar.

Primeiro: o que é uma VPN?

Antes de tudo, é importante explicar o que é uma VPN. A sigla vem do inglês Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), e trata-se, como o nome já diz, de uma rede privada que se constrói acima da estrutura de uma rede pública. Com uma VPN, basicamente, você pode acessar a internet através de um servidor que vai lhe permitir “estar” em qualquer parte do mundo, com um IP dos Estados Unidos ou da Alemanha, por exemplo.

Como se baseia em uma rede pública, onde é possível receber e transmitir muitos dados por qualquer aparelho, algumas VPNs não representam muita segurança ao usuário. No entanto, hoje em dia, já existem muitas empresas, como a Shellfire, especializadas em criar conexões via VPN que garantem a segurança dos dados através da criptografia. Desta forma, a conexão do usuário acaba ficando mais segura do que uma conexão comum, como as utilizadas pela maioria dos internautas.

Mas afinal, na prática, quais as vantagens de se utilizar uma VPN para jogar?

Seja o primeiro a jogar

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Sabe aquele jogo que vai ser lançado primeiro em outros países, mas que você não quer mais esperar para jogar? Com uma VPN, você pode acessar a internet como se estivesse fora do Brasil e baixar o game o quanto antes!

Baixe jogos e conteúdos exclusivos

Pior do que um jogo que chega atrasado, é um jogo que não chega. Talvez você já tenha passado por isso: o game ou uma atualização que só são lançados para alguns países. Com a VPN, você não fica mais sem!

Esqueça as “travadas”

Com uma VPN, você vai diminuir as linhas de conexão entre seu console ou computador e o servidor do jogo. Assim, muitas vezes, será possível diminuir o período de latência (o famoso “ping”). Você vai perceber que “a internet estará mais rápida” e o game, certamente, vai parar de dar aquela travada inconveniente.

Proteja seus dados

Se você escolher uma rede de VPN segura, que criptografe seus dados, seus arquivos estarão muito mais protegidos em uma rede privada. Isso também vai lhe proteger de ataques DDoS, cada vez mais comuns em competições de E-sports.

Aproveite essas dicas para jogar online com mais agilidade, mais segurança e menos problemas. Afinal de contas, não dá mais para pensar em jogar sem estar conectado, não é verdade?