O agravamento da situação do novo coronavírus e a quarentena forçada em alguns países da Europa está afetando o desempenho das redes de jogos para PC e consoles. No final da tarde de ontem, a Xbox Live chegou a ficar duas horas fora do ar após experimentar um pico anormal de acessos.

Por volta das 17:00 no horário de Brasília, quando já era noite na Europa, surgiram relatos de dificuldades para entrar na Xbox Live em todo o mundo. O problem acabou sendo resolvido totalmente três horas depois, quando se aproximava da meia-noite no velho continente.

Pelo Twitter, o chefe do Xbox, Phil Spencer, confirmou que houve um aumento no uso “em quase tudo” relacionado ao Xbox durante o fim de semana. O executivo aproveitou para elogiar o trabalho das equipes de TI no gerenciamento da manutenção dos serviços e acrescentou que “foi animador ver tantas pessoas usando os jogos como uma maneira de permanecer conectado durante esses tempos”.

Na Itália, Espanha e França o governo está recomendando que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade essenciais. Escolas, restaurantes, hotéis e a maioria do comércio estão fechados desde domingo pelo menos.

No domingo, a rede Steam registrou recorde de usuários ativos simultaneamente. Enquanto isso, um provedor de internet italiano relatou um aumento no tráfego de mais de 70%, com os jogos online fornecendo “uma grande contribuição” a essa anomalia.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

CS: GO continuou a bater recordes no fim de semana, atingindo 1 milhão de jogadores simultâneos graças a uma combinação de crescente popularidade na China e maior número de pessoas que ficam em casa. Enquanto isso, o site pornô Porn Hub anunciou uma oferta gratuita de seu passe VIP aos italianos que estão confinados em suas casas.