As vendas do PlayStation 5 foram quase três vezes maiores que as do Xbox Series X|S este ano, de acordo com estimativas da empresa de pesquisa Ampere Analysis.

De acordo com estimativas fornecidas pela Ampere Analysis ao site Financial Times, a Sony Interactive Entertainment vendeu 22,5 milhões de PS5s em 2023 (+65%) em comparação com 16,4 milhões de Switches para Nintendo (-18%) e 7,6 milhões de Xbox Series para Microsoft (-15%). Mais surpreendente que a proporção de quase 3:1 para o PS5 em comparação com o rival é o declínio acentuado nas vendas do Xbox Series X|S, em uma fase que normalmente o console deveria estar em ascensão no mercado.

Oficialmente, o PS5 passou a marca de 50 milhões vendidos em todo o mundo desde o lançamento no final de 2020. O ritmo de venda está acelerado e o console está tirando a vantagem que o PS4 tinha até então graças ao fim dos gargalos na produção e a regularização dos estoques.

O PlayStation 5 precisou de 161 semanas para ultrapassar a marca de 50 milhões, em comparação com 160 semanas para seu irmão mais velho. Como lembrete, quando ultrapassou a marca de 40 milhões de vendas em julho passado, os números da Sony mostravam uma diferença de dois meses para o PS5, o que indica que o atraso acumulado durante a escassez está desaparecendo completamente, como previu o fabricante. Também é importante levar em consideração que o PS5 aumentou de preço este ano, enquanto o PS4 já havia experimentado sua primeira queda de preço na mesma fase.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Segundo Eric Lempel, vice-presidente de vendas e marketing da Sony, as atividades da Black Friday resultaram no maior novembro da história da marca em termos de vendas de consoles, tanto em volume quanto em valor. Ele acrescenta que a fabricante realizou menos promoções do que nas gerações anteriores na mesma fase. Candidato à sucessão de Jim Ryan, Lempel também confirmou o bom início do PlayStation Portal, ao mesmo tempo que admite que a descolagem do PlayStation VR2 (e do mercado da realidade virtual em geral) apresentou problemas. “Acho que as expectativas eram geralmente maiores quanto ao impacto da RV nos jogos”, acredita Lempel.

“O entusiasmo dos jogadores pelo PS5 está mais forte do que nunca, tornando este mês de novembro o mais alto para consoles PlayStation vendidos aos consumidores. Esse impulso foi alimentado por sucessos recentes, como Marvel’s Spider-Man 2 da Insomniac Games, bem como títulos de parceiros famosos como Baldur’s Gate 3 da Larian Studios e Alan Wake 2 da Remedy Entertainment e Epic Games. EA SPORTS FC 24 e a estreia de Roblox no PlayStation também ajudaram a ampliar o público do console.