A Sony anunciou que vendeu 2 milhões de PlayStation 5 durante o quarto trimestre de seu ano fiscal, elevando o número total de consoles vendidos para 19,3 milhões.

O volume de vendas no ano fiscal 2021 ficou 3 milhões abaixo da meta original da Sony, que esperava vender 14,8 milhões consoles no período. Obviamente que o problema não foi a falta de demanda do consumidor, mas os gargalos na produção de semicondutores que tem afetado a produção de itens de tecnologia há cerca de dois anos.

A empresa disse nesta terça-feira que espera vender significativamente mais consoles PS5 durante o atual ano fiscal que termina em março de 2023, e a nova meta é de cerca de 18 milhões de unidades. A Sony disse que se sente “muito confortável” com a possibilidade de atingir este número, mesmo com a expectativa de ainda enfrentar os limites na produção de chips.

Enquanto isso, apenas 100.000 consoles PS4 foram enviados aos varejistas durante os três meses encerrados em 31 de março, elevando o total de remessas para cerca de 117 milhões. Em janeiro a Sony decidiu produzir mais unidades do antigo console como alternativa para a escassez do PS5 no mercado.

A empresa também revelou que 47,4 milhões de usuários estavam inscritos no PlayStation Plus até o final de março, um pouco abaixo dos 47,6 milhões durante o mesmo período do ano fiscal anterior. Os usuários ativos mensais também caíram para 106 milhões, em comparação com 109 milhões no ano anterior.

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As vendas de jogos para PS5 e PS4 aumentaram 84% durante o quarto trimestre, saltando de 7,9 milhões no ano passado para 14,5 milhões no ano fiscal de 2021. A proporção de software baixado caiu ligeiramente de 79% para 71% durante o trimestre, mas aumentou 1% no geral para todo o ano fiscal.

As vendas aumentaram 3% no ano para 83,5 bilhões de ienes, o que a Sony credita em parte ao impacto das taxas de câmbio e ao aumento nas vendas de hardware.

O lucro operacional ficou estável, no entanto, o que a empresa atribuiu parcialmente a reduções nas perdas do preço do PS5 em comparação com os custos de fabricação.

Para o próximo ano, a Sony espera crescimento nas vendas de jogos e serviços de redes, como consequência do aumento nas vendas de hardware e jogos de terceiros. A receita operacional deverá diminuir, no entanto, devido ao aumento dos custos no desenvolvimento de jogos em seus estúdios existentes, bem como aos custos associados à aquisição da Bungie.