Apesar da escassez de chips e a conseqüente limitação na fabricação de consoles, o PlayStation 5 conseguiu bater o recorde de console mais vendido e com maior faturamento nos cinco primeiros meses de disponibilidade nos Estados Unidos.

Segundo dados da NPD, que compila informações de software e hardware do varejo americano, o Nintendo Switch é o console que mais vendeu no primeiro trimestre de 2021 em território norte-americano, mas o PS5 lidera em termos de vendas em dólares. Ao analisar apenas março de 2021, no entanto, o Nintendo Switch é o console mais vendido tanto em termos de unidades quanto em dólares gerados. Não há dados específicos relacionados ao Xbox Series X|S.

Contando o período de lançamento do PS5 de novembro até o final de 2020, o novo console da Sony lidera o ranking geral nestes cinco meses.

A Sony e a Microsoft não estão conseguindo repor os estoques do PlayStation 5 e dos Xbox Series X e S em quantidades suficientes para saciar a demanda. A origem do problema é o gargalo na fabricação de semi-condutores, que tem atrasado também a produção de aparelhos como smartphones e placas de vídeo para PC. Recentemente a Nintendo admitiu que os estoques do Switch também podem esgotar até o final do ano se a crise não for resolvida a tempo.

Ainda sem muitos jogos, os novos proprietários do PS5 têm comprado Marvel’s Spider-Man: Miles Morales mais que qualquer outro jogo. As vendas deste, aliás, surpreenderam pela persistência e passados cinco meses desde o lançamento, o jogo do super-herói já vendeu mais que The Last of Us Parte 2 e Ghost of Tsushima, dois grandes exclusivos do PlayStation que pareciam imbatíveis até pouco tempo atrás.

O jogo mais vendido dos últimos 12 meses é, para a surpresa de ninguém, Call of Duty Black Ops Cold War.