A Sony anunciou que a atualização que adiciona a taxa de atualização variável (VRR) ao PlayStation 5 será finalmente lançada esta semana.

O recurso, que está disponível no Xbox Series X desde o lançamento, sincroniza a taxa de quadros do jogo com a capacidade de atualização de quadros de TVs e monitores compatíveis com o padrão HDMI 2.1, o que, em teoria, reduz quedas perceptíveis na taxa de quadros e outros problemas gráficos.

Assim que a atualização for lançada, o VRR será ativado automaticamente para jogos compatíveis se o console PS5 estiver conectado a uma TV ou monitor de PC compatível com HDMI 2.1 VRR.

Também será possível forçar o VRR em jogos do PS5 que não suportam o recurso, mas a Sony avisa que isso pode resultar em “efeitos visuais inesperados”.

Os jogos para PS5 lançados anteriormente poderão ser otimizados para VRR através de um patch de jogo e os jogos futuros poderão incluir compatibilidade com VRR no lançamento.

Nas próximas semanas, as versões desses títulos para PS5 receberão patches de jogos que permitem a compatibilidade com VRR:

Astro’s Playroom
Call of Duty: Vanguard
Call of Duty: Black Ops Cold War
Destiny 2
Devil May Cry 5 Special Edition
DIRT 5
Godfall
Marvel’s Spider-Man Remasterizado
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Resident Evil Village
Tiny Tina’s Wonderlands
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
Tribes of Midgard