Em um longo vídeo, os produtores do Larian Studios deram detalhes da próxima grande atualização de desenvolvimento para Baldur’s Gate 3, que acontecerá em 13 de julho.

Para aqueles que não terão tempo ou paciência para assistir ao vídeo completo, eis um resumo: o Patch 5, que será lançado em 13 de julho, está focado em mudanças mecânicas com base no feedback da comunidade ao invés de trazer novo conteúdo, e o chefe do estúdio, Swen Vincke, diz que o lançamento do jogo completo será “esperançosamente em algum dia de 2022”.

As melhorias dizem respeito a muitas áreas, de combate e inteligência artificial, por meio de roleplay e cutscenes.

O Active Rolling System

Uma das maiores melhorias que virão no Patch 5 são os Active Rolls, a nova mecânica de dados. Além de uma atualização completa da IU antiga, a maior mudança aqui é como você pode influenciar os dados: Embora anteriormente, o método aceito para tentar uma verificação de habilidade era cruzar firmemente os dedos antes de um lançamento, agora você tem a opção para aplicar feitiços e bônus a esses testes para ajudar a aumentar suas chances.

Em vez de deixá-lo à mercê dos deuses do RNG, agora você tem mais arbítrio no resultado dessas rolagens. Por exemplo, conjure Enhance Ability para adicionar um bônus de Vantagem ao teste de perícia para rolar duas vezes, ou você pode lançar Guidance para aumentar esse número. Você também pode lançar feitiços de outros membros do grupo, embora no multiplayer seus companheiros de equipe tenham que decidir por si mesmos se permitirão que você use seus feitiços durante essas jogadas. Você gastará um slot de feitiço sempre que fizer isso, então use-os com sabedoria.

Objetivos históricos

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Os jogadores sempre tiveram a opção de selecionar uma história de fundo na tela de criação de personagem, como Herói do Povo, Charlatão, Nobre, etc. Agora, cada personagem terá seu próprio conjunto de mini-missões secretas baseadas em suas origens, chamadas de Objetivos da História. Portanto, toda vez que um Herói do Povo faz algo folclórico e heróico ou um Charlatão faz algo relacionado à sua história, eles serão recompensados. Esta é uma nova forma de estimular o “role-play”, com os jogadores sendo recompensados ​​diretamente por agirem como seus personagens agiriam em um determinado cenário.

Provisões de acampamento

Recursos do acampamento é um novo recurso que o fará pensar um pouco mais estrategicamente ao ativar um descanso prolongado. Agora, para estabelecer um acampamento, os jogadores primeiro precisarão de suprimentos. Portanto, as sobras de comida encontradas durante a jornada agora terão uma finalidade e você precisará desses itens para se preparar para um descanso completo.

Outra novidade são os Mini Camps. Anteriormente, a qualquer momento que você acampasse durante a noite, você voltaria ao seu QG perto do rio, independentemente de quão longe ele estivesse da área que estava explorando durante o dia. “Isso nos fez sentir pena de todos os personagens que foram forçados a participar de caminhadas de maratona apenas para ir para a cama”, brincou o produtor do Larian. “Então, agora introduzimos campos menores localizados. Da Capela perto da Praia ao Subterrâneo, nós recriamos cada marco como seu próprio local isolado que pode ser acessado quando você estiver pronto para se agachar para seu Longo Descanso”.

IA inimiga

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Você vai descobrir muitas melhorias de IA neste patch, então espere ver inimigos que são muito mais inteligentes e mais engenhosos em combate. Por exemplo, agora, se houver uma arma por perto, os inimigos desarmados irão agarrá-la para se defender. Além de tornar as lutas mais desafiadoras, você também pode usar esse comportamento a seu favor: se você desarmar um inimigo, ele terá que usar um Ponto de Ação para recuperar a arma, o que o coloca em desvantagem.

Você também pode esperar um melhor planejamento de recursos dos inimigos – quando se trata de decidir quais feitiços usar em uma luta, quem alvejar, se usar ações como Dash ou lançar uma poção de saúde para um personagem em necessidade, eles são muito mais hábil. E todas essas ações são novas para NPCs amigáveis ​​também.

Atualização de lançamento de feitiço:

Você também pode esperar para ver animações de feitiço de classe atualizadas, que estão fantásticas. Os feitiços que são específicos para uma classe agora têm uma aparência identificável, e os feitiços que podem ser usados ​​por várias classes foram totalmente renovados para criar mais coesão com os feitiços específicos da classe. E agora você pode cancelar um feitiço de concentração.

Combate Não Letal

O Larian fez alguns ajustes no jogo que devem agradar aos jogadores pacifistas também. Foi adicionado um novo modo de ataque não letal. Isso significa que se você roubar algo de NPCs e eles começarem a atacar você, você pode simplesmente nocauteá-los em vez de matá-los.

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Em outra mudança amplamente solicitada, foram separadas as ações de salto e desengate. Portanto, agora os jogadores têm a capacidade de pular para obter algum posicionamento estratégico durante o combate ou desligar-se do alcance corpo a corpo com um inimigo e se mover para uma distância segura. Por fim, foi introduzida uma tecla de atalho para o Pulo, por isso é muito mais fácil navegar pelos vários níveis intrincados conforme você explora o mundo.

As dicas de ferramentas aninhadas oferecem clareza extra para os novos e confusos

O mundo é um deserto desconcertante; jogos não deveriam ser. Neste patch, o antigo sistema de dicas foi atualizado para algo que tornará as regras e conceitos do BG3 muito mais fáceis de digerir. Dicas de ferramentas aninhadas são essencialmente dicas de ferramentas com hiperlinks.

O enredo de Shadowheart ficou um pouco mais misterioso

Shadowheart recebeu amor extra neste patch. Esta atualização não apenas apresenta permutações extras de diálogos com ela, mas também seu enredo foi aprimorado. Espere ouvir um pouco mais sobre o misterioso item que ela carrega consigo. Ah, e agora você pode libertá-la no tutorial! Ou deixá-la, é claro.

E agora introduzindo o diálogo Apontar e Clicar

Isso é algo que os fãs têm pedido desde o início: seu personagem agora falará enquanto você clica no mundo, reagindo à história e ao ambiente ao seu redor em tempo real. Muito poder de gravação foi usado para dar vida a esse recurso – não apenas o diálogo é sensível ao contexto, mas também muda dependendo do personagem que você está interpretando. Mas, claro, se você tem a filosofia ‘menos conversa, mais jogo’, há uma opção de áudio para alterar a frequência de seus latidos.