Novos detalhes sobre o jogo de sobrevivência da Blizzard que foi anunciado em 2022 e cancelado esta semana, em meio ao anúncio das demissões em massa feitas pela Microsoft na equipe do Xbox, foram descobertos pela Bloomberg.

Na quinta-feira, a Microsoft anunciou que está dispensando 1.900 funcionários no Xbox, Bethesda e Activision Blizzard. O presidente da Blizzard, Mike Ybarra, e seu diretor de design, Allen Adham, também anunciaram que estão deixando seus cargos.

Em sua despedida da Blizzard, Ybarra revelou que o jogo de sobrevivência que a Blizzard anunciou em janeiro de 2022, codinome Odyssey, não está mais em desenvolvimento. O motivo do cancelamento não seria por questões comerciais, a princípio, mas por problemas técnicos, segundo fontes da Bloomberg.

O jogo em questão estava sendo desenvolvido há mais de seis anos e seria a estreia de um novo universo da Blizzard. A equipe só foi informada do cancelamento na quinta-feira, e muitas das mais de 100 pessoas que estavam trabalhando no jogo foram informadas de que seriam demitidas, embora a produtora estivesse tentando reposicionar parte da equipe em outros projetos.

De acordo com a Bloomberg, o jogo de sobrevivência da Blizzard foi cancelado por conta de problemas técnicos com a ferramenta usada no desenvolvimento. O projeto foi iniciado no Unreal Engine da Epic, mas os produtores entenderam que este não seria o motor ideal para comportar a centena de jogadores simultâneos no mesmo ambiente que eles precisavam.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O plano então foi alterado e a direção da Activision Blizzard decidiu que o projeto migraria para seu motor próprio Synapse, criado inicialmente para jogos de plataformas móveis. No entanto, essa ferramenta demorou a ser adaptada e os desenvolvedores continuaram usando o Unreal Engine, esperançosos que, com a conclusão da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, uma nova diretoria pudesse apoiar a decisão de continuar o desenvolvimento na ferramenta da Epic Games.

Mas ao invés de apoio à continuação de Odyssey no Unreal Engine, a fusão com a Microsoft resultou em demissões na equipe de Ybarra e o cancelamento do jogo de sobrevivência.

Odyssey começou a ser criado em 2017 a partir de uma ideia de Craig Amai, um veterano da Blizzard que trabalhou em World of Warcraft. Ele seria um jogo de sobrevivência como Minecraft e Rust, mas com o padrão Blizzard de polimento e qualidade.