A Bandai Namco e o Slightly Mad Studios anunciaram Project CARS 3, uma nova versão do simulador de corrida que será lançada para PC, PlayStation 4 e Xbox One ainda durante o inverno (do hemisfério sul).

Com Project CARS 3, o Slightly Mad Studios pretende suavizar ainda mais a linha que separa um simulador de corrida altamente realista dos jogos de corrida mais acessíveis aos jogadores casuais. O objetivo é ampliar o público da série, mas sem alienar aqueles que levam o automobilismo virtual a sério.

“Tínhamos a preocupação de que os simuladores de corrida eram vistos como razoavelmente carrancudos, técnicos e áridos, pouco acolhedores. Um pouco elitistas, talvez”, comentou Pete Morrish, diretor de produção.

Uma das novidades que tornará o simulador mais palatável para o jogador casual é um modo de carreira com vários caminhos e objetivos a serem buscados.

“Embora ainda tenhamos aquilo que nos fez conhecidos, que é esse incrível conjunto de sandbox e brinquedos com montes de carros diferentes, montes de pistas diferentes e montes de condições climáticas diferentes que você pode combinar da maneira que achar melhor – nós criamos um metagame inteiro e todo um sistema de carreira para realmente ajudar os novatos na franquia”, disse Morrish.

Project CARS 3 também vai mudar o formato dos eventos da comunidade dos jogos anteriores em favor de algo mais organizado e acessível, na forma do novo modo multiplayer assíncrono batizado Rivals.

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“Nos dois jogos anteriores, vimos que os eventos da comunidade eram super populares, mas eram um pouco básicos no sentido de que estávamos montando cenários e depois uma espécie de grande ranking”, acrescenta o gerente de marketing Joe Barron. “Isso, de certa forma, pode ser um pouco desanimador, porque, obviamente, a primeira vez que você entra nesse modo nos dois jogos anteriores e vê os rankings, você via o topo deles”.

“Para algumas pessoas, elas podiam ver isso e pensar: ‘Não tenho chance aqui’ e elas se afastam e fazem outra coisa”.

Com o modo Rivals, porém, a equipe do Slightly Mad Studios vai criar desafios diários, semanais e mensais, os quais rendem XP e Rivals Coins. E os rankings agora terão divisões para encorajar os novatos a atingir o topo de uma divisão menor, com rebaixamento e promoção para os pilotos em todos eles.

O modo Rivals também terá fantasmas dinâmicos, com o jogo capturando automaticamente novos fantasmas de seus concorrentes mais próximos no ranking.

O Slightly Mad Studios não mencionou possíveis versões de Project CARS 3 para os consoles da próxima geração.