O futuro do Xbox Series S não parece muito promissor, a julgar pela vontade de vários produtores de jogos que estão pedindo à Microsoft que deixe de exigir a compatibilidade dos jogos nos dois modelos do Xbox Series.

O argumento dos produtores é que o hardware mais modesto do console Xbox Series S tem sido uma trava para o potencial da nova geração e um trabalho a mais que não interessa muitos deles.

O assunto foi abordado esta semana pelo artista de efeitos visuais Ian Maclure, do Bossa Studio, que respondeu a um comentário do jornalista de jogos Jeff Gerstmann, sobre como o Serie S está freando os jogos de última geração no Xbox Series.

“A maioria desses jogos também chega ao PC e já tem que cobrir uma grande variedade de configurações”, destacou Gerstmann.

Maclure, que trabalhou em I Am Fish para PC e Xbox Series X|S e na série Surgeon Simulator, respondeu ao comentário do jornalista dizendo que : “MUITOS desenvolvedores estiveram sentados em reuniões no ano passado tentando desesperadamente eliminar os requisitos de lançamento do Serie S”.

“Os estúdios passaram por um ciclo de desenvolvimento em que o Serie S acabou sendo um albatroz no pescoço da produção, e agora que os jogos estão sendo firmemente desenvolvidos com novos consoles em mente, as equipes não querem repetir o processo”, acrescentou Maclure.

O Xbox Series S é significativamente mais barato que o Xbox Series X, graças a especificações mais baixas de hardware, que limitam os jogos muitas vezes à resolução 1440p em vez de 4K nativo.

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Em tweets excluídos na semana passada, que foram motivados pela notícia de que Gotham Knights não terá opções de desempenho em consoles e roda a 30 FPS, o artista técnico de personagens sênior da Rocksteady, Lee Devonald, também afirmou que as compensações precisam ser ser feito por causa do Xbox Series S.

“Gostaria que os jogadores entendessem o que significa 60fps, em termos de todas as coisas que eles *perdem* para fazer o jogo rodar tão rápido”, disse ele. “Especialmente levando em conta que temos um console de geração atual que não é muito melhor que um de última geração”.

Respondendo a uma pergunta sobre um gargalo de hardware, ele destacou a GPU do Xbox Series S, observando que os jogos multiplataforma precisam “otimizar para o desempenho mais baixo”.

Devonald continuou afirmando que há uma “geração inteira de jogos, prejudicada por essa batata”, porque a Microsoft insiste que os jogos sejam lançados no Xbox Series S e no relativamente poderoso Xbox Series X.

Rumores sobre a rejeição dos desenvolvedores ao Series S já haviam aparecido pelo site Digital Foundry, que em maio disse ter ouvido de alguns desenvolvedores que as restrições de memória estavam tornando o Xbox Series S uma “dor” para trabalhar.

“Ouvimos de vários desenvolvedores que eles sentem que a Série S às vezes é um pouco chata – não a potência da CPU ou GPU, mas é mais como as restrições de memória”, escreveu o site.

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Em um kit de desenvolvimento de software de jogos lançado em junho, a Microsoft disse que disponibilizou “centenas de megabytes adicionais de memória” para os desenvolvedores do Xbox Series S. “Isso dá aos desenvolvedores mais controle sobre a memória, o que pode melhorar o desempenho gráfico em condições restritas de memória”.

Apesar das críticas de alguns desenvolvedores, estima-se que o Xbox Serie S tenha superado o Xbox Series X mais poderoso em vários mercados importantes durante o primeiro ano dos consoles.