O estúdio independente Neostream pediu desculpas por possíveis ofensas e prometeu mudanças após ser acusado de racismo no trailer de seu jogo de estreia para PlayStation 5, Little Devil Inside.

Revelado durante a apresentação do PS5 na semana passada, Little Devil Inside mostraria, segundo alguns, estereótipos racistas de tribos africanas em uma cena na qual o protagonista é perseguido por inimigos vestidos com tangas, dreadlocks e máscaras que ressaltam lábios grandes.

Em uma declaração compartilhada nas redes sociais, a equipe do Neostream disse que “Estereótipos racistas de qualquer tipo não eram absolutamente intencionais, não estávamos cientes das conotações estereotipadas e desejamos pedir desculpas a qualquer um que possa ter sido ofendido pelo design dos personagens”.

O desenvolvedor, baseado na Coreia do Sul, disse que nunca foi sua intenção criar “desenhos de personagens referentes a quaisquer tribos humanas africanas e/ou afro-americanas”.

Após se desculpar, o estúdio prometeu corrigir o suposto “erro” e disse que removerá os dreadlocks, alterará a aparência dos lábios e o tom da pele, além de ajustar as zarabatanas para fazê-las parecer “menos como um cigarro de maconha”. E se isso não for suficiente, os desenvolvedores podem “mudar completamente o design” desses inimigos.

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“É uma caricatura racista, lmao”, tuitou a conta verificada Angry Black Woman no Twitter, um dia após a revelação do trailer de Little Devil Inside. “Os lábios, os deads — esses são estereótipos”.

Em sua justificativa, o estúdio disse que buscou inspiração e referências em outras obras, como nos personagens Kakamora de Moana, da Disney.

“A intenção do projeto era criar personagens que sejam protetores/guardiões de uma região mística específica no mundo de Little Devil Inside”, escreveu a equipe do jogo. “Não estávamos produzindo desenhos de personagens referenciados em nenhuma tribo humana africana e/ou afro-americana real”.

“O foco era criar máscaras coloridas e nossos designers estavam pesquisando máscaras de todas as culturas. Como personagens do jogo, eles se movem em grupos e usam dardos que paralisam quando atingidos. Queríamos adicionar personalidade ao design da máscara e dar vida a ela – algo como os pequenos personagens Kakamora em Moana da Disney”.

“No entanto, independentemente de nossas intenções, se alguém se ofendeu de alguma forma, pedimos desculpas sinceras”, concluiu o estúdio. “Em resumo, este é o nosso primeiro jogo e ainda somos ingênuos em muitas áreas. Como sempre, agradecemos a todos pelo apoio!”

Little Devil Inside está em desenvolvimento há muitos anos e começou como um projeto para o Wii U. Após uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, o jogo sumiu da mídia, até reaparecer na quinta-feira como um projeto para o PlayStation 5, ainda sem data de lançamento definida.