O produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, disse estar ciente de que o sistema de combate no RPG não agradará a todos.

Em entrevista ao site japonês Comic Days, Yoshida comentou que o combate em tempo real de Final Fantasy 16 pode desagradar os fãs mais antigos que preferem o sistema em turnos tradicional, mas esta modernização foi necessária para adequar o jogo ao público mais jovem.

“Queremos que o mundo, especialmente a geração mais jovem, jogue o jogo”, disse Yoshida, lembrando que muitos adolescentes e pessoas hoje com vinte e poucos anos nunca jogaram um Final Fantasy.

“Além disso, os jogos convencionais hoje em dia são jogos intuitivos em que você pressiona um botão e o personagem atira uma arma ou empunha uma espada, e o estilo tradicional de RPG de combate baseado em turnos não é mais familiar para eles”.

“Também é um fato que as pessoas estão se tornando menos familiarizadas com o estilo antiquado de RPGs, onde você luta selecionando comandos de turno. É por isso que as batalhas em Final Fantasy 16 são muito baseadas em ação. Queremos fazer com que as pessoas de todo o mundo pensem que Final Fantasy é um ótimo jogo”, comentou o produtor.

“Claro, não acho que seremos capazes de satisfazer as demandas de todos, então disse a todos da equipe que a primeira coisa que precisamos fazer é criar algo que achamos divertido e garantir que alcance as pessoas”.

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O assunto também foi abordado por Yoshida em uma entrevista à revista Famitsu recentemente, na qual ele disse que a discussão sobre combate em tempo real ou em turnos não é sobre “o que é bom ou ruim”, mas há “uma diferença baseada nas preferências e na idade do jogador”.

“Pensei nas vendas esperadas de Final Fantasy XVI e no impacto que temos para entregar. Os RPGs se originaram com os RPGs de mesa, e acho que os RPGs dos videogames foram inventados substituindo as discussões de mesa por comandos”.

Final Fantasy XVI tem lançamento previsto para meados de 2023 no PS5.