O PlayStation 4 tem um hardware já muito defasado, na opinião de um dos criadores do recém-anunciado A Way Out, Josef Fares. Segundo ele, o console da Sony é fraco como um PC de cinco anos atrás.

“Você quer a verdade honesta? Essa máquina não é potente como vocês imaginam”, disse ele ao demonstrar A Way Out ao site Engadget.

“Isto é como um PC de cinco anos atrás. Se os consoles fossem tão poderosos quanto os PCs hoje, você veria jogos totalmente diferentes. A maior parte do trabalho dos desenvolvedores é fazer [os jogos] funcionarem em consoles”.

O comentário de Fares não chega a ser uma surpresa quando se considera que o PlayStation 4 está próximo de completar quatro anos de existência e foi lançado com uma CPU que mesmo naquela época já não era de ponta.

Para azar de Fares e dos adeptos da mais alta tecnologia, são os consoles como o PlayStation 4 e o Xbox One que ditam o ritmo da inovação gráfica nos jogos, portanto mesmo os jogos de PC que rodam em hardwares de ponta estão limitados aos gráficos possíveis em um console.

A Way Out será lançado em 2018 para PC e os defasados PS4 e Xbox One.