Uma falha no sistema de DRM online do Xbox deixou muitos usuários do Xbox sem poder usar o console no último fim de semana, provocando uma série de protestos conta a tecnologia.

O mecanismo que verifica se os usuários têm direito a baixar ou executar um jogo comprado digitalmente começou a falhar na sexta-feira, 6 de maio, bloqueando o acesso dos jogadores mesmo no ambiente offline. O problema também impediu acesso ao Xbox Cloud Gaming, jogos do catálogo do Game Pass, serviços de streaming como Netflix e Disney+. Também foi impossível ir à loja para comprar um jogo ou conteúdo.

Depois de reconhecer a existência de problemas na noite de sexta-feira, a conta de suporte do Xbox indicou nesta segunda-feira de manhã que tudo havia voltado ao normal e o status da rede na página da Xbox Live mostrava as luzes todas verdes. Porém, até o momento, vários jogadores seguem relatando problemas de conexão.

O episódio despertou mais uma vez o ódio dos jogadores face a um sistema DRM que, em caso de falha, impede os consumidores de desfrutarem dos produtos que adquiriram. Um problema similar ocorreu com proprietários de Gran Turismo 7 recentemente, durante uma manutenção dos servidores que acabou se prolongando por mais de 30 horas.