O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que o Switch terá lançamentos da Nintendo pelo menos até março de 2025.

Em entrevista ao jornal Nikkei, Furukawa se esquivou de perguntas sobre o cada vez mais especulado Switch 2, que muitos acreditam que será lançado em 2024. Mas ainda que não tenha entregado seus planos para o sucessor do Switch, o executivo disse que a Nintendo está comprometida em apoiar o atual console até o final do próximo ano fiscal, que termina em março de 2025.

Questionado pelo jornal sobre como aplicará o “espírito de originalidade” ao sucessor do Switch, Furukawa respondeu:

“Não posso falar sobre o assunto específico. Estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo hardware, mas para o ano fiscal que termina em março de 2024, nosso foco está na expansão do negócio do Nintendo Switch. O maior obstáculo em qualquer momento, não apenas limitado ao “próximo console”, é saber se podemos oferecer algo que os clientes realmente desejam”.

Sobre o fim do ciclo de vida do Switch, que está se aproximando de seu sétimo ano, Furukawa comentou:

“Ainda estamos trabalhando no software do Nintendo Switch para o ano fiscal que termina em março de 2025. O impulso será mantido para continuar a expandir o negócio do Switch. No ano fiscal que termina em março de 2024, manteremos o impulso de Zelda e entraremos na temporada de vendas de fim de ano. Em termos de hardware, maximizaremos a demanda não apenas para novas compras, mas também para segundas unidades e substituições”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Furukawa também respondeu sobre o aumento recente da equipe de desenvolvimento da Nintendo, o que certamente é um indicativo da produção de jogos para a nova geração.

“O desenvolvimento de jogos está se tornando mais sofisticado”, comentou ele. “Os recursos de desenvolvimento necessários para um único software continuam a aumentar, portanto, é essencial fortalecer a organização de desenvolvimento. Mais do que simplesmente aumentar o número de funcionários, precisamos ser capazes de desenvolver softwares que atendam às expectativas da Nintendo. Para isso, decidimos que, em vez de alocar recursos fora da empresa, é necessário reforçar nossos recursos internos de desenvolvimento, que têm um profundo conhecimento do DNA criativo e da marca Nintendo”.

Desde o lançamento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom em maio, a Nintendo anunciou apenas lançamentos menores para o Switch, sendo Super Mario Wonder, que sai em 20 de outubro, o maior deles.

Após este, Princess Peach Showtime deve ser lançado para o Switch em março de 2024. Este será seguido por Luigi’s Mansion 2 HD e Paper Mario: The Thousand Year Door no restante de 2024, o que se parece bastante com um cenário de transição para o lançamento de um Switch 2 com algum título de peso no segundo semestre.