A Asus Republic of Gamers (ROG) anunciou os detalhes finais do ROG Ally, o console portátil que visa competir com o Steam Deck da Valve.

Potencializado pela APU AMD Ryzen Z1 Extreme, o ROG Ally funciona com o Windows 11, o que o torna um PC portátil com todas as funcionalidades de um computador. O console tem especificações consideravelmente acima do Steam Deck, que lhe garantem a capacidade de rodar jogos com qualidade Full HD (1080p) em qualquer configuração.

O ROG Ally será lançado em 13 de junho e custará a partir de US$ 699 nos Estados Unidos. Três meses de Xbox Game Pass Ultimate serão incluídos gratuitamente no pacote.

O portátil funciona tanto de forma autônoma, com sua própria tela e controles, quanto conectado a um monitor ou TV e controle sem fio. O deck ROG XG Mobile da Asus também poderá ser acoplado, o que permite usar GPUs externas para aprimorar ainda mais a experiência.

O ROG Ally apresenta um processador totalmente novo da AMD. Construído na arquitetura Zen 4 com gráficos RDNA 3, o chip Ryzen Z1 Extreme compete com o desempenho de consoles tradicionais, possuindo 8 núcleos, 16 threads e 8,6 teraflops de potência gráfica. A variante do AMD Ryzen Z1 com 6 núcleos e 12 threads estará disponível no final do terceiro trimestre de 2023, ambos com suporte total para as tecnologias de aprimoramento da AMD — AMD FidelityFX Super Resolution e AMD Radeon Super Resolution — para proporcionar excelente desempenho em títulos AAA e independentes.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Nosso time passou mais de uma década desenvolvendo as tecnologias necessárias para possibilitar a série de processadores Ryzen Z1. Trabalhando com parceiros visionários como a ASUS ROG, projetamos uma plataforma que redefine os jogos em dispositivos mobile”, diz Renato Fragale, diretor sênior de gerenciamento de produtos para clientes de Consumo e Gaming da AMD. “Estamos entusiasmados para que os jogadores experimentem o primeiro dispositivo equipado com processadores Ryzen Z1 Series com o lançamento do ROG Ally”.

Uma das tecnologias presentes no novo console é o sistema térmico Zero Gravity da ROG, que utiliza dois ventiladores com aletas ultrafinas e dissipadores de calor de alta fricção, mantendo o Ally frio em qualquer orientação.

O ROG Ally vem equipado com 16 GB de memória LPDDR5 6400 MHz de alta velocidade, 512 GB de armazenamento PCIe Gen 4, um slot para cartão microSD UHS-II e conexão Wi-Fi 6E. A tela é Full HD (1080p) de 120 Hz, com suporte para FreeSync Premium para mais nitidez de movimentos em jogos de ritmo acelerado, sem engasgos e sem quedas no FPS. O console alcança um pico de brilho de até 500 nits, permitindo que os jogadores acompanhem facilmente a ação em ambientes mais desafiadores, como ao ar livre. O painel é sensível ao toque e permite navegação pelo Windows, garantindo facilidade na hora de alterar configurações e instalar o próximo jogo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Quando conectado com uma GPU externa XG Mobile, como uma NVIDIA GeForce RTX 4090 Laptop, o ROG Ally se torna uma verdadeira potência capaz de rodar jogos em qualidade 4K com Ray Tracing e DLSS 3.

O modelo equipado com AMD Ryzen Z1 Extreme e 512 GB de armazenamento estará disponível para pré-venda a partir de 11 de maio, nos Estados Unidos, e chega à Best Buy para venda por US$ 699 no dia 13 de junho.