Parece que nem mesmo a Niantic Labs podia prever o tamanho do sucesso que Pokémon Go fez. Dados revelados agora pelo Google mostram que a demanda pelo jogo foi 50 vezes maior que aquela imaginada inicialmente por seus criadores.

O Google, que foi contratado pela Niantic Labs para prover a infraestrutura de servidores de Pokémon Go, oferece uma arquitetura escalável de servidores na nuvem que pode ser aumentada facilmente de acordo com a demanda. O problema é que Pokémon Go superou em muito até as expectativas mais otimistas da Niantic Labs.

O “pior cenário possível” previsto pela Niantic no que diz respeito à sobrecarga dos servidores era de cinco vezes a infraestrutura contratada. Mas Pokémon Go acabou demandando 50 vezes mais infraestrutura.

Segundo o Google, quinze minutos após o jogo ser lançado nas lojas de apps da Austrália e Nova Zelândia a Niantic Labs já estava pedindo mais recursos por conta da demanda mais alta que o previsto. O Google então precisou aumentar a infraestrutura enormemente o mais rápido possível, sem tirar as funcionalidades do jogo do ar. Mesmo com as mudanças emergenciais, a conexão com os servidores de Pokémon Go ficou problemática por alguns dias e o lançamento do jogo em outras regiões demorou mais que o previsto.

Hoje, mesmo após a febre de Pokémon Go ter diminuído consideravelmente, o app continua sendo um dos mais populares e lucrativos do mundo.