Pokémon Go já gerou US$ 14 milhões através de suas micro-transações “in-app”, de acordo com dados obtidos pela Superdata, empresa que analisa o mercado de apps para plataformas móveis.

Em apenas uma semana de disponibilidade e ainda restrito aos mercados americano e da Oceania, Pokémon Go já faturou mais que qualquer outro app lançado pela The Pokemon Company. O desafio para o app agora, ressalta a SuperData, é manter o interesse do público e o fluxo contínuo das receitas.

“A resposta inicial do público é mais reveladora do mercado de jogos para plataformas móveis sendo cada vez mais letárgico: com a sua desaceleração do crescimento, é preciso uma franquia estabelecida como Pokémon para os números, de repente, e, provavelmente, brevemente, vibrarem antes de restabelecer o seu equilíbrio anterior”, comentou o CEO da Superdata, Joost van Dreunen, em uma nota.

O analista também destaca que com Pokémon Go, a Nintendo e The Pokemon Company conseguiram se resguardar dos riscos envolvidos com o alto custo para se promover um novo app. “Dado o atual custo de aquisição de usuários no mercado de jogos para celular no iOS ($4,01 em maio de 2016, um aumento de 2,3% em relação a 2015) e Android ($3,40, aumento de 3%), muitos participantes do setor buscam alavancar franquias e marcas estabelecidas para compensar despesas de marketing”, explicou a empresa.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Se Pokémon Go é uma moda momentânea ou uma app capaz de transformar os negócios da Nintendo, o mercado saberá daqui a alguns meses. “O que vai ser crítico é o período que se segue: Poderá Pokémon Go manter a sua dinâmica e cultivar um público fiel? Assim como todos os outros jogos para celular ele terá que enfrentar os números de retenção após 7, 30 e 90 dias. Provavelmente, estamos olhando para o equivalente a um hit do verão dos jogos para plataformas móveis em vez de uma revolução na monarquia dos jogo para plataformas móveis”, conclui o analista do Superdata, mostrando certo ceticismo.

A Nintendo e The Pokemon Company pretendem lançar Pokémon Go no Brasil, Europa e Japão em breve.