Pokémon Go foi finalmente lançado no Japão nesta sexta-feira, 22 de julho. O lançamento no país natal de Pikachu demorou porque a Niantic Labs e Nintendo estavam preocupadas em assegurar que a infraestrutura de servidores estivesse de acordo com a alta demanda prevista.

O lançamento de Pokémon Go no Japão acompanha a primeira parceria do jogo com um negócio do mundo real. Cerca de 3 mil restaurantes do McDonald’s no país serão transformados em academias para treinamento dos pokémons. Diferente dos pokéstops, por onde os usuários de Pokémon Go devem apenas passar, as academias estimulam os treinadores de pokémon a ficarem por lá algum tempo.

Poucas horas após o lançamento do jogo, pelo menos um acidente com um caçador de Pokémon já virou notícia no Japão. Um estudante de Osaka foi hospitalizado após cair enquanto descia uma escada e jogava ao mesmo tempo.

O jogo também já está ocupando o tempo do chefe dos estúdios mundiais da Sony, Shuhei Yoshida, que publicou no Twitter a imagem de alguns pokestops que encontrou.

Enquanto isso, o Brasil, que é um dos maiores mercados mundiais para apps, segue sem previsão de lançamento para Pokémon Go. A Nintendo e Niantic Labs comentam apenas que o país receberá o jogo em breve.