A reformulação da PlayStation Plus iniciada em junho fez com que o número de assinantes do serviço caísse quase 2 milhões.

A queda surpreendente no número de assinantes foi anunciada pela Sony como parte de seus resultados financeiros do segundo trimestre do ano fiscal de 2022, o primeiro trimestre desde o lançamento da PS Plus renovada.

O número total de assinantes foi de 47,3 milhões no trimestre anterior para 45,4 milhões nos três meses encerrados em 30 de setembro de 2022.

Os usuários ativos mensais (MAUs) da PlayStation Network também caíram durante este último período. Foram 102 milhões, um declínio de 2 milhões em relação aos 104 milhões do ano anterior e 103 milhões no trimestre anterior.

Mas apesar de ter perdido assinantes, as receitas com a PlayStation Plus subiram em 10%, de 106 bilhões de ienes para 116 bilhões de ienes, provavelmente em consequência dos planos mais caros que foram introduzidos desde junho.

O CFO da Sony, Hiroki Totoki, atribuiu a queda no número de assinantes às vendas de jogos de terceiros e ao fato de mais pessoas saírem de casa desde junho.

O executivo disse que espera que o número de assinantes volte a crescer durante o próximo trimestre da empresa.

“Houve um número decrescente de membros do PlayStation Plus”, disse Totoki. “No entanto, no segundo trimestre renovamos nossos serviços e não houve um grande impulso como um todo. Além disso, não fizemos promoções agressivas durante o segundo trimestre”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Portanto, no futuro, teremos mais penetração no PS5 e teremos títulos muito bons. Além disso, conseguimos fazer melhores promoções e achamos que podemos nos recuperar”.

“O engajamento do PS5 é bastante alto, então no terceiro trimestre esperamos alguma recuperação. Temos títulos fortes do first-party e temos alguns efeitos sazonais. Portanto, no terceiro trimestre, podemos ver alguma recuperação da tendência de desaceleração – essa é a nossa expectativa”.

A Sony também afirmou que Call of Duty: Modern Warfare 2 foi o maior lançamento da PlayStation Store de todos os tempos para um jogo Call of Duty, incluindo pré-encomendas e vendas no primeiro dia.

A nova PlayStation Plus é separada em três planos: Essencial, equivalente à PS Plus original, Premium e Deluxe. Estas duas últimas dão acesso a um extenso catálogo de jogos, similar ao que é oferecido no Xbox Game Pass.