O PlayStation 5 não permite armazenar jogos específicos do console em um HD externo, mesmo quando a intenção for apenas de ter uma cópia que possa ser transferida para o SSD mais rapidamente.

O HD externo ainda funcionará para jogos do PS4 rodados no novo console, mas títulos do PS5 só poderão ser rodados ou armazenados no próprio SSD interno ou no SSD instalado como expansão. Esses últimos não estarão disponíveis no lançamento do console e a Sony ainda não informou quando serão lançados os SSD extras homologados para o PS5.

O espaço de armazenamento no SSD do PlayStation 5 não é tão grande: com os arquivos de sistema consumindo parte dos 825 GB do SSD interno, sobrarão apenas 664 GB para instalar jogos e aplicativos.

Os rivais Xbox Series X e Series S permitem que o usuário armazene os jogos em um HD ou SSD externo e depois mova-os para o armazenamento interno quando quiser jogá-los. No PS5, a única alternativa para quem for além dos 664 GB será instalar o jogo a partir do disco novamente, ou da internet no caso de cópias digitais.