O CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera, admitiu que o PlayStation 4 está no fim de sua vida e por isso as vendas do console devem diminuir.

Durante um evento para investidores em Tóquio, Kodera comentou que a Sony espera vendas menores de hardware agora, mas pretende lucrar mais com assinaturas da PlayStation Plus e vendas de jogos. Segundo ele, o negócio do PlayStation 4 agora está mudando o foco da venda de hardware para iniciativas que mantenham o público do console ativo e interessado.

Parte do plano agora envolve o lançamento de novos jogos exclusivos, sejam eles novas propriedades intelectuais ou a expansão de marcas conhecidas. O CEO também comentou que as vendas do PlayStation VR estão crescendo, apesar da adoção dos aparelhos de realidade virtual em geral ter sido devagar mundialmente.

Metaforicamente, Kodera disse que de agora até 2021 a Sony irá “novamente agachar para poder crescer mais no futuro”, o que pode significar que a empresa pretende investir mais em pesquisa e desenvolvimento para o PlayStation 5, diminuindo seus lucros nos próximos anos para colher os frutos no futuro.

Segundo rumores, kits iniciais do PlayStation 5 já foram enviados a desenvolvedores selecionados. Analistas e desenvolvedores têm previsto o lançamento do novo console em 2020.