O chefe do Xbox, Phil Spencer, admitiu que a Microsoft lançou jogos “muito cedo” e isso serviu como lição na hora de considerar o adiamento de Starfield e Redfall.

Falando ao site The Verge, Spencer foi perguntado sobre os adiamentos de Starfield e Redfall, que eram previstos para 2022 mas vão aparecer apenas no ano que vem. O executivo explicou que permitiu à Bethesda ter o tempo necessário para lançar os jogos da forma que pretende, e não irá repetir o erro de ter apressado um lançamento.

“Não é realmente uma decisão adiar um jogo depois de gastar o esforço da equipe por vários anos apenas para chegar a um ponto em que você sabe que não vai entregar o jogo que deseja na data prometida”, disse Spencer. “Agora, está em algum nível, porque eu lancei jogos muito cedo. Nós experimentamos o lançamento de jogos muito cedo”.

“Em retrospectiva, quando você olha para um jogo como Starfield, leva tanto tempo e tanto investimento em novas IPs da equipe. A decisão de dar à equipe tempo para construir o jogo que eles acham que deveriam estar construindo é apenas o coisa certa a fazer”, continuou Spencer.

Sem citar exemplos, mas provavelmente falando de Halo Infinite, que mesmo após longos adiamentos foi lançado incompleto, Spencer ponderou sobre a situação de ter que abrir mão de receita imediata para pensar no longo prazo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Existem implicações financeiras para essas decisões. Pesando o que vai acontecer, seja o crescimento da plataforma, o crescimento do assinante ou, francamente, a receita que você gera quando um novo jogo é lançado. Essas são decisões de negócios. Você definitivamente tem que pesar o resultado dessas decisões”.

“Para qualquer jogo, mas definitivamente para nossos jogos Starfield e Redfall – que são nossos primeiros grandes jogos do Xbox com o ZeniMax chegando ao time – eu só queria ter certeza de que esses times sentiram que tinham todo o suporte que poderiam obter do Xbox, e para talvez sinta algum benefício de fazer parte de uma organização maior que tem outros fluxos de receita e outras coisas úteis acontecendo”, explicou Spencer.

“No final, acredito que a qualidade dos jogos será melhor e os clientes acharão a experiência mais interessante, o que, esperamos, parecerá a decisão certa em retrospectiva”.

Starfield e Redfall seguem sem data certa de lançamento e são esperados para algum dia de 2023.