Interessada em se defender de uma possível intervenção regulatória de seu acordo com a Activision Blizzard, a Microsoft afirmou que está longe de se tornar um monopólio no setor de videogames e mesmo após a aquisição da produtora de Call of Duty, ela será a terceira força neste mercado.

Recentemente, foi confirmado que o negócio fechado em US$ 70 bilhões para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft será revisado pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos. A expectativa é que a compra seja concluída apenas no ano fiscal de 2023, pendendo a aprovação do órgão regulador, que irá analisar se a incorporação é uma ameaça à concorrência de mercado. Há ainda a possibilidade de aprovação parcial, que acarretaria na obrigação da Microsoft de alienar parte do novo negócio.

Falando ao Financial Times, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, argumentou que a indústria de jogos é altamente fragmentada e afirmou que, mesmo após o acordo com a Activision Blizzard, a empresa seria a terceira maior empresa em receita, atrás da Sony e da chinesa Tencent.

“No final das contas, toda a análise aqui tem que ser feita através de uma lente de qual é a categoria de que estamos falando”, respondeu Nadella.

“E a estrutura do mercado? Mesmo após esta aquisição, seremos o número três com uma pequena participação de mercado na casa dos ‘teens’ (12% a 19%), onde até mesmo o maior player também está em participação de mercado”.

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“Isso mostra como as plataformas de criação de conteúdo são fragmentadas. E assim, essa é a categoria fundamental. Sim, seremos um grande player em um lugar altamente fragmentado. Além disso, a análise terá que se estender para dizer ‘por que essas empresas de conteúdo estão tentando se tornar maiores?’ É porque o lugar onde as restrições realmente estão é a distribuição”.

“A única plataforma de distribuição aberta para qualquer conteúdo de jogos é – adivinhem? – o Windows. A maior loja do Windows é a Steam. Não é nossa. As pessoas podem fazer qualquer instrumento de pagamento, enquanto todas as outras plataformas de distribuição de jogos estão fechadas”.

“Até certo ponto, é por isso que estamos muito esperançosos de que, ao nos tornarmos mais fortes, mesmo com baixa participação, possamos criar mais distribuição para muitos pequenos players, usando coisas como o xCloud”.

Com a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft e o Xbox passam a ter controle de algumas das franquias mais valiosas do mercado como Call of Duty, Warcraft, Overwatch, Crash Bandicoot e Guitar Hero. No caso de Call of Duty, a empresa já disse que manterá os acordos existentes com a Sony, algo que, segundo rumores, inclui os próximos dois jogos da série principal e uma sequência de CoD: Warzone.