O produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, escreveu uma mensagem ao público para justificar a ausência de novidades sobre o jogo este ano. Segundo ele, a pandemia e a consequente necessidade de adaptação ao trabalho remoto atrasaram o desenvolvimento em quase meio ano.

“Quando conversamos pela última vez, prometi que teria mais informações sobre Final Fantasy XVI em algum dia no final de 2021”, escreveu o produtor. “No entanto, lamento informar que não poderei cumprir essa promessa, pois as complicações da pandemia de Covid-19 em curso atrasaram o desenvolvimento do jogo em quase meio ano”.

“Como a última adição à série Final Fantasy sendo desenvolvida para o PlayStation 5, Final Fantasy XVI juntou uma equipe grande composta por criadores talentosos ao redor do mundo. Mas, em um esforço para mitigar os efeitos da Covid-19, nós precisamos descentralizar essa força de trabalho e permitir que a equipe cumprisse suas obrigações de casa. Infelizmente, isso prejudicou a comunicação do escritório de Tóquio, o que, por sua vez, levou a atrasos – ou, em casos extremos, a cancelamentos de entregas de ativos de nossos parceiros terceirizados”, explicou Yoshida.

“Dito isso, passamos grande parte de 2021 abordando esse problema e esperamos ver seu impacto ao mínimo no novo ano, permitindo-nos concentrar-nos melhor nas tarefas em mãos: aumentar a qualidade dos recursos gráficos, refinar a mecânica de combate, desenvolver batalhas individuais, dando os toques finais nas cenas e conduzindo a otimização gráfica geral”.

De acordo com Yoshida, o plano atual prevê uma grande revelação de Final Fantasy XVI no segundo trimestre de 2022.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Peço desculpas profundas a todos aqueles que estão ansiosos para saber mais sobre Final Fantasy XVI”, concluiu Yoshida, “e obrigado por sua paciência contínua enquanto concentramos nossos esforços combinados no desenvolvimento”.

Final Fantasy XVI foi revelado com um trailer em 2020, junto do PS5. Em outra ocasião, Yoshida comentou que gostaria de lançar o jogo logo após sua apresentação, que pode significar um lançamento ainda no primeiro semestre de 2022.