A Activision Blizzard anunciou um longo adiamento de seus próximos lançamentos, Overwatch 2 e Diablo 4. Os jogos que foram anunciados em 2019 nunca chegaram a ter data de lançamento marcada, mas os planos foram empurrados para não antes de 2023.

O adiamento foi anunciado nesta terça-feira durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa.

A Blizzard havia previsto em fevereiro que Overwatch 2 e Diablo 4 não seriam lançados antes de 2022, mas o diretor de operações Daniel Alegre revelou hoje que a editora esperava lançar os dois no próximo ano.

O atraso foi justificado pelos acontecimentos recentes envolvendo casos de assédio e machismo no grupo Activision Blizzard, que resultaram no afastamento de lideranças da Blizzard, incluindo o chefe do estúdio e o produtor de Diablo 4.

“Como trabalhamos com uma nova liderança na Blizzard e dentro das próprias franquias, particularmente em certas funções criativas importantes, tornou-se aparente que parte do conteúdo da Blizzard planejado para o próximo ano se beneficiará de mais tempo de desenvolvimento para atingir seu potencial total”, explicou Alegre.

“Embora ainda estejamos planejando entregar uma quantidade substancial de conteúdo da Blizzard no próximo ano, agora estamos planejando um lançamento posterior para Overwatch 2 e Diablo IV do que originalmente previsto. Estes são dois dos títulos mais esperados da indústria e nossas equipes fizeram grandes avanços em direção à conclusão nos últimos trimestres”, continuou ele.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Mas acreditamos que dar às equipes algum tempo extra para concluir a produção e continuar a aumentar seus recursos criativos para dar suporte aos títulos após o lançamento garantirá que esses lançamentos encantem e envolvam suas comunidades por muitos anos no futuro”.

“Essas decisões impulsionarão o aumento financeiro que esperávamos ver no próximo ano, mas estamos confiantes de que este é o curso de ação certo para nosso pessoal, nossos jogadores e o sucesso de longo prazo de nossas franquias”.

A editora também confirmou hoje que a co-presidente da Blizzard, Jen Oneal, está deixando o cargo apenas três meses após ser nomeada. Ela havia sido nomeada em resposta às queixas de funcionários e investidores, que pediam por mais representatividade feminina no comando da empresa.

Com a saída de Oneal, o ex-executivo do Xbox, Mike Ybarra, passa a ser o único presidente da Blizzard.