Quais são os melhores jogos do PSVR? O headset de realidade virtual da Sony hoje tem um extenso catálogo de jogos, sendo que muitos são meras experiências com a tecnologia, como Gran Turismo Sport, enquanto outros foram feitos sob medida para o acessório e só funcionam com ele.

Após alguns anos no mercado o PlayStation VR tem até alguns jogos que podem ser considerados clássicos deste formato, como são Astro Bot e Resident Evil 7, provando que a realidade virtual já é… uma realidade de fato e não uma mera amostra do futuro.

Seja para aqueles que ainda estão se familiarizando com o PSVR ou os que se perderam com tantos lançamentos, compilamos uma lista dos melhores jogos de PSVR até hoje.

Ace Combat 7: Skies Unknown

Embora não seja um jogo exclusivo do PlayStation VR, Ace Combat 7 foi feito desde o começo pensando em como aproveitar ao máximo o headset de realidade virtual do PlayStation 4.

O mais recente jogo da série de combate aéreo da Bandai Namco traz um longo modo Campanha com três missões compatíveis com o PSVR. O jogador irá ao coração de um conflito entre a federação de Oséa e a federação de Ereuséa. Embora a guerra seja completamente fictícia, os aviões de combate à sua disposição, assim como os que você enfrentará, são todos modelos existentes, como F15, Mig e Raptor.

No PSVR a ação se torna ainda mais espetacular e você se sentirá como um piloto de caça real, observando seu ambiente em 360° e antecipando as manobras da I.A. O cockpit e os instrumentos são perfeitamente modelados e enviam informações essenciais em tempo real e observar os mísseis atrás de você, esperando para serem disparados, é uma emoção completamente nova.

Ace Combat 7: Skies Unknown é uma experiência incrível reservada aos proprietários do PlayStation VR.

Beat Saber

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Com Beat Saber você se tornará um verdadeiro Jedi (ou Sith) do ritmo. Armado com dois sabres de luz, um azul e um vermelho, seu objetivo é acertar os objetos que surgem na tela no ritmo da música, no melhor estilo dos jogos musicais como Guitar Hero. Mas neste caso, o instrumento se parece mais com uma bateria invisível, sendo os sabres de luz as baquetas – ou dois controles PlayStation Move na realidade.

O conceito é muito simples, mas a execução precisa de Beat Saber e sua trilha sonora composta por DJs renomados o tornam um título essencial.

Borderlands 2 VR

Borderlands 2 VR é uma oportunidade para redescobrir um excelente jogo que mistura tiro em primeira pessoa com RPG.

Você interpreta um personagem lutando contra gangues de psicóticos perigosos. Quatro classes de personagens estão disponíveis, cada uma com um estilo de luta e poderes exclusivos. Este não será o seu único trunfo: centenas de armas diferentes e muitos veículos tornam a ação ainda mais dinâmica.

Longe de se contentar com uma sucessão de lutas sem pé nem cabeça, Bordelands 2 VR consegue explorar uma história rica em reviravoltas e humor. Assim como você, os muitos inimigos ganharão poder e desenvolverão táticas cada vez mais complexas para eliminá-lo. A imersão oferecida pelo PlayStation VR será sua melhor chance de antecipar seus ataques e evitará que você acabe como as centenas de esqueletos que estão espalhados pelo deserto deste universo.

Astro Bot: Rescue Mission

Astro Bot: Rescue Mission é, de longe, a melhor adaptação à realidade virtual do velho estilo de jogo de plataforma. Pense em algo criativo como Super Mario 64, mas feito para aproveitar as peculiaridades dos ambientes de realidade virtual.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

A impressão de que este poderia ser um jogo da Nintendo se estende ao uso criativo do painel tátil do controle DualShock, que pode servir como um lançador de estrelas ninja, cordas ou um canhão de água.

Astro Bot: Rescue Mission é uma jóia rara exclusiva para o PSVR que seria um grande jogo mesmo se não usasse essa tecnologia. Sem dúvida, um título obrigatório para os donos do headset da Sony.

Resident Evil 7

Se precisássemos escolher um único jogo para o PlayStation VR, Resident Evil 7 provavelmente seria a primeira escolha. O sétimo na linha principal da série Resident Evil é 100% jogável pelo PSVR e foi feito desde o início pensando no acessório, tanto que sacrificou um pouco a definição dos gráficos para se adequar às exigências de 60 quadros por segundo e o gargalo de processamento do headset.

Mas se numa TV comum Resident Evil 7 não chama tanta atenção pelos gráficos, espere até vê-lo em realidade virtual e se borrar de medo com o realismo de sua ambientação. Este é um jogo para quem tem estômago forte, seja pelo enjôo natural causado pelo VR, seja pela alta tensão criada pela jogabilidade.
Resident Evil 7 é um verdadeiro killer app para o headset de realidade virtual do PS4 e um jogo essencial, desde que você esteja preparado para suar frio em uma jornada muitas vezes de embrulhar o estômago.

Tetris Effect

Esta “interpretação” do clássico Tetris pelo designer japonês Tetsuya Mizuguchi, de Rez e Lumines, adiciona um elemento musical e artístico ao quebra-cabeças russo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_04

Tetris Effect é Tetris como você nunca viu antes, vibrante, cheio de novos elementos de jogabilidade e com uma trilha sonora memorável.

Blood & Truth

Às vezes, mesmo em VR, você só quer diversão corriqueira. E é aí que Blood and Truth se destaca.

Este é um jogo de ação e tiro para PSVR com ótimos gráficos e jogabilidade divertida e ininterrupta. A ideia de um jogo de tiro em primeira pessoa foi uma das primeiras que a Sony teve ao criar o PSVR, e Blood & Truth começou como um experimento na antiga série The Getaway do estúdio Londrino da Sony, que acabou transformada em um produto completo anos depois.

A visão da Sony, de colocar o jogador como um herói de um típico filme de gângster de Hollywood, foi muito bem executada e Blood & Truth é uma das melhores opções neste estilo para VR.

Superhot

Inspirado pelo bullet-time de Matrix e Max Payne, Superhot é um jogo de tiro com um conceito original: se você parar de se mover, o tempo pára, permitindo que você planeje sua próxima jogada.

É um conceito que adiciona uma camada de estratégia ao que normalmente seria um jogo de puros reflexos, e esquivar-se e antecipar os movimentos dos inimigos serão necessários para sobreviver, porque o protagonista desta vez é mais vulnerável. A direção artística cuidadosa e o design de fases inteligente são a cereja neste bolo já muito apetitoso.

Superhot funciona sem o headset de realidade virtual, mas seu uso reforça a imersão e o torna mais físico, mesmo que a liberdade de movimento seja reduzida em comparação com a jogabilidade pela TV.

Everybody’s Golf

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_05

Enquanto muitos jogos em realidade virtual podem provocar enjôo por conta da movimentação intensa, Everybody’s Golf não padece desse mal por ser um jogo mais contemplativo e relaxante.

A adaptação do excepcional jogo de golfe da produtora Clap-Hanz para o PSVR foi muito bem feita e aqui temos a mesma jogabilidade calma e bem polida de sempre, com uma dose cavalar de imersão proporcionada pelo headset de VR. Jogar com um controle PS Move é o ideal, mas Everybody’s Golf também funciona bem no DualShock.

Ultrawings

Outro jogo relaxante para o PSVR, indicado principalmente àqueles que enjoam facilmente. 

Ultrawings é o mais próximo que se tem da série Pilot Wings fora de um console da Nintendo. A ideia é a mesma: voar por uma ilha em pequenas aeronaves cumprindo objetivos que testam a habilidade no manche, como passar por argolas que flutuam no céu, atirar em balões ou aterrissar com segurança em um ponto qualquer do cenário.

No Man’s Sky VR

No Man’s Sky foi lançado há alguns anos, mas uma atualização feita em 2019 tornou o jogo compatível com o PSVR. E esta não é apenas uma experiência extra em realidade virtual, mas sim a totalidade de No Man’s Sky jogável em VR e compatível com todas suas expansões.

O jogador poderá explorar todo o universo quase infinito de jogo em VR e ainda encontrar outros jogadores no ambiente online, estejam eles com ou sem um headset.
Embora o controle PlayStation Move não seja obrigatório aqui, recomendamos seu uso para uma experiência ainda mais imersiva.

Moss

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_06

Outro jogo de plataforma bem adaptado ao VR. Mas diferente de Astro Bot, o foco de Moss é na exploração e no mistério como os jogos da série Zelda.

Moss foi criado por uma equipe formada por ex-funcionários da Bungie, de Halo, e é protagonizado por um camundongo intrépido que explora uma floresta cheia de mistérios e enigmas. Sem dúvidas, um dos jogos mais impressionantes do PlayStation VR até agora, tanto em jogabilidade e imersão quanto em execução técnica.