A Blizzard divulgou novos vídeos de Diablo 4 em sua atualização trimestral sobre o desenvolvimento, desta vez abordando os muito variados ambientes do jogo.

A estrutura de Diablo 4 será a de um mundo aberto composto por cinco áreas principais, em particular a Costa de Scosglen, cujas superfícies molhadas podem ser admiradas entre os vídeos de hoje. Cada área contará com muitos elementos interativos e destrutíveis, e os artistas também estão focados em dar vida a esses lugares com elementos de cenário dinâmicos, como barcos balançando com as ondas na costa de Scosglen.

Dependendo das regiões do mundo que explora, o jogador também experimentará variações significativas de iluminação e clima, um contraste que já pode ser sentido entre a secura do Mosteiro de Orbei e a gelada vila medieval de Kyovashad.

Diablo 4 também estará repleto de masmorras aleatórias, uma mistura de criação artesanal e processual. São mais de 150 destas, baseados no que a Blizzard chama de conjuntos de ambientes. “Dungeons apresentarão recursos inovadores como transições suaves entre andares e teletransportes instantâneos, mas meu novo recurso favorito é a capacidade de transição entre dois ambientes diferentes dentro do mesmo calabouço. Imagine andar por uma cripta, quando você se deparar com um buraco na parede que naturalmente leva a uma vasta rede de cavernas. Tudo isso sem abrir mão da geração aleatória que modifica a masmorra a cada exploração”, explica Brian Fletcher, diretor artístico assistente responsável pelos ambientes.

Diablo IV segue sem data de lançamento definida.