A Nintendo finalmente apresentou ao mundo seu novo console, até então conhecido como Nintendo NX. O nome final do console é Nintendo Switch e ele é exatamente como os rumores descreviam: uma mistura de portátil e console tradicional, composto basicamente por uma tela e dois controles destacáveis que se encaixam nas laterais.

O trailer de apresentação do console mostra a ideia por trás do Switch. Ele poderá ser usado tanto nas ruas, como uma espécie de tablet, como acoplado em uma base para projetar imagens na TV, como um console tradicional. Em ambos os modos, é possível jogar com o Switch Pro Controller, um controle clássico, ou com um novo joystick batizado de JoyCon, que são as peças destacáveis.

Formado por duas partes, o controle pode ser encaixado no videogame para jogar no modo tablet ou ser usado separadamente nas duas mãos do jogador. Alternativamente, cada uma das metades pode ser usada para duas pessoas jogarem multiplayer local em alguns títulos.

O trailer de anúncio mostrou alguns dos primeiros jogos do console, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon, um novo Mario e o que parece ser um Mario Kart.

Outra peculiaridade do Switch é que o videogame usará cartuchos como um Nintendo 3DS, e não discos como é o padrão dos consoles há muito tempo. Confirmando os boatos, o console será baseado em uma versão customizada do chip Tegra, que integra processador central e GPU em uma única unidade.

O Switch chega às lojas em março de 2017 por preço ainda indefinido.